Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27201
Título: Tecnologia na educação: um levantamento sobre o uso das TIC em escolas públicas
Título(s) alternativo(s): Technology in education: a survey on the use of ICT in public schools
Autor(es): MENEZES, Gabriel Santos de
MAGALHÃES, Mateus Ariel Gomes
Orientador(es): BORGES, Vanessa dos Anjos
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Tecnologia da informação;Aprendizagem;Ensino
Data do documento: 28-Jun-2021
Editor: 157
Referência Bibliográfica: MENEZES, Gabriel Santos de; MAGALHÃES, Mateus Ariel Gomes. Tecnologia na educação: um levantamento sobre o uso das TIC em escolas públicas. Orientador: Vanessa dos Anjos Borges. 2021. 9 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente, Presidente Prudente, SP, 2021.
Resumo: As transformações do mundo moderno trouxeram inovações para o dia-a-dia das pessoas. Dessas inovações, a Tecnologia da Informação e Comunicação merece destaque. Os nativos digitais, também denominados geração TouchScreen, possuem grande facilidade em manusear os dispositivos digitais, sendo parte integrante de sua cultura. Nesse cenário, a escola, como um dos principais meios de socialização desses indivíduos, deve estar preparada para planejar e aplicar os recursos tão comuns a eles no contexto do ensino-aprendizagem. Portanto, o objetivo desse trabalho foi apresentar uma análise da utilização de recursos tecnológicos em salas de aula no ensino público, abordando quais os meios utilizados pelos educadores, assim como as dificuldades encontradas nesse processo. Este trabalho apresenta uma pesquisa survey, onde foi aplicado um questionário a professores da rede pública de ensino fundamental e médio das cidades de Pirapozinho e Álvares Machado. O questionário abordou questões relacionadas a infraestrutura tecnológica fornecida pelas escolas, como os professores utilizam as ferramentas disponíveis no seu dia-a-dia, qual o impacto do uso dessas ferramentas, e como estão realizando as aulas remotamente frente à pandemia da COVID-19. Um total de sete professores responderam ao questionário. De acordo com as respostas fornecidas, os professores aplicam principalmente recursos de Tecnologia da Informação na realização de suas atividades de ensino, mas a infraestrutura fornecida pelas escolas ainda é muito insuficiente. Para a realização de aulas mais dinâmicas, os professores informaram que utilizam principalmente do recurso de jogos digitais. Quanto a abordagem das aulas, eles acreditam que se faz necessário capacitações para que apliquem as ferramentas de tecnologia adequadas a cada contexto, e que essas ferramentas não substituem o papel do professor no processo de ensino-aprendizagem.
The transformations of the modern world have brought innovations to people's daily lives. Of these innovations, Information and Communication Technology deserves to be highlighted. Digital natives, also called TouchScreen generation, have ease of use capability in handling digital devices, being an integral part of their culture. In this scenario, the school, as one of the main means of socializing these individuals must be prepared to plan and apply the resources so common to them in the context of teaching and learning. Therefore, the objective of this work was to present an analysis of the use of technological resources in classrooms in public education, addressing the resources used by educators, as well as the difficulties encountered in this process. This work presents a survey research, in which a questionnaire was applied to teachers from public elementary and high school in the cities of Pirapozinho and 2 Álvares Machado. The questionnaire addressed issues related to the technological infrastructure provided by schools, how teachers use the tools available in their daily lives, what is the impact of using these tools, and how they are conducting classes remotely in the face of the COVID-19 pandemic. A total of seven teachers answered the questionnaire. According to the answers provided, teachers mainly apply Information Technology resources in carrying out their teaching activities, but the infrastructure provided by schools is still very insufficient. For more dynamic classes, teachers reported that they mainly use the resource of digital games. As for the approach to the classes, they believe that training is needed to apply the appropriate technology tools to each context, and that these tools do not replace the teacher's role in the teaching-learning process.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27201
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ads_2021_1_gabrielsmenezes_tecnologianaeducacaoumlevantamento.pdf
  Restricted Access
168.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.