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Title: Marketing sensorial e a influência no comportamento do consumidor
Other Titles: Sensory marketing and the influence on consumer behavior
Authors: MARQUES, Danilo Medeiros
Advisor: MARINI, Maria Helena Bernardo
type of document: Artigo Científico
Keywords: Publicidade;Sentidos;Marketing estratégico
Issue Date: Jul-2020
Publisher: 175
Citation: MARQUES, Danilo Medeiros. Marketing sensorial e a influência no comportamento do consumidor. . Trabalho de Graduação (Curso Superior em Tecnologia em Gestão Empresarial) – Faculdade de Tecnologia de Piracicaba "Deputado Roque Trevisan", Piracicaba, 2020.
Abstract: No cenário atual, muito se tem discutido sobre os impactos das técnicas de marketing envolvidas no processo de captação da atenção do consumidor moderno. Com a ampliação de mídias sociais e tecnologias, o cliente tornou-se um alvo às propagandas e técnicas midiáticas de intenção e propagação ao consumo. Com a extensão constante da era da informação, a sociedade se encontra informatizada e com interesses preestabelecidos. Para isso, a função do marketing sensorial assegura-se em captar a atenção e estimular o desejo de consumo. Sendo assim, o artigo proposto tem como objetivo identificar, por meio de revisão bibliográfica, as técnicas utilizadas pelo marketing sensorial na percepção do indivíduo e sua influência no processo de decisão de compra, assim como seu impacto no comportamento dos consumidores. Isto é fundamental para que o tema seja exposto, aprofundando-o academicamente e desenvolvendo-o, já que a comunicação deve ser equilibrada entre a clareza e a subjetividade, com o objetivo de desvendar o cérebro do consumidor. Pode-se concluir que as técnicas visuais de estímulo são as mais utilizadas. Contudo, os demais sentidos tais como tato, audição, paladar e olfato possuem características que permitem a captação da atenção e a associação à memória.
In the current scenario, much has been discussed about the impacts of the marketing techniques involved in the process of attracting the attention of the modern consumer. With the expansion of social media and technologies, the customer has become a target for advertising and media techniques of intention and propagation to consumption. With the constant extension of the information age, society is computerized and with pre-established interests. For this, the function of sensory marketing ensures to capture attention and stimulate the desire for consumption. Therefore, the proposed article aims to identify, by means of bibliographic review, the techniques used by sensory marketing in the perception of the individual and their influence on the purchase decision process, as well as their impact on consumerbehavior. This is essential for the theme to be exposed, deepening it academically and developing it, since communication must be balanced between clarity and subjectivity, with the aim of unraveling the consumer's brain. It can be concluded that the visual stimulus techniques are the most used. However, the other senses such as touch, hearing, taste and smell have characteristics that allow the capture of attention and the association with memory.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27169
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