Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27165
Título: Atividade repelente do limoneno: produção de vela saneante livre de petrolatos
Título(s) alternativo(s): Limonene repellent activity: production of petrolatum-free sanitizing candle.
Autor(es): SOUZA, Julia Lopes Gomes de
ALEIXO, Paulo Fernando Sousa
BUENO, Ranielly Almeido
SANTOS, Rebeca Vitória da Silva
SILVA, Sara Lion da
Orientador(es): LIMA, Danielle Santos
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Repelentes;Tangerina
Data do documento: Jun-2024
Editor: 199
Referência Bibliográfica: SOUZA, Julia Lopes Gomes de. ALEIXO, Paulo Fernando Sousa. BUENO, Ranielly Almeida. SANTOS, Rebeca Vitória da Silva. SILVA, Sara Lion da. Atividade repelente do limoneno: produção de vela saneante livre de petrolatos, 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Química) - Escola Técnica Estadual ETEC de Cidade Tiradentes (Cidade Tiradentes - São Paulo), São Paulo, 2024
Resumo: A dengue, doença viral transmitida por mosquitos do gênero Aedes, é um grave problema que afeta o Brasil e diversos países. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um repelente saneante biodegradável e livre de derivados de petróleo utilizando o composto D-limoneno e óleo vegetal saturado. A extração do óleo essencial foi realizada pelo método de destilação simples, no qual se obteve uma mistura de água e óleo essencial. A quantidade de óleo essencial coletado das cascas de tangerina ponkan foi insuficiente para a produção da vela repelente, sendo necessária a compra de dois óleos essenciais de tangerina, na loja PHYTOTERÁPICA. Como alternativa sustentável, a vela foi produzida utilizando óleo essencial de tangerina, cera de soja, óleo de soja purificado e pavio de algodão. Para a testagem de eficácia da vela repelente, ela foi aplicada em ambientes abertos, no qual foi comparada à recorrência de moscas e pernilongos. A repelência pôde ser observada com concentrações maiores do óleo essencial, sua testagem mostrou-se positiva. Já as velas contendo concentrações menores de óleo essencial tiveram eficácia negativa.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27165
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
qui_2024_novotec_m_julialopes_atividade repelente.pdf1.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.