Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27161
Título: Produção de plásticos biodegradáveis através do amido da batata deteriorada
Título(s) alternativo(s): production of biodegradable plastics using spoiled potato starch
Autor(es): SILVA, Bárbara Nogueira da
ANDRADE, Giovanna Brandão Silva
SANTOS, Noemy Frota Viana Dos
PINHEIRO, Rodrigo Freitas
SANTOS, Wesley Bezerra Rocha Dos
Orientador(es): LIMA, Danielle Santos
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Plásticos biodegradáveis;Plantas produtoras de amido
Data do documento: Jun-2024
Editor: 199
Referência Bibliográfica: SILVA, Bárbara Nogueira da. ANDRADE, Giovanna Brandão Silva. SANTOS, Noemy Frota Viana Dos. PINHEIRO, Rodrigo Freitas. SANTOS, Wesley Bezerra Rocha Dos. Produção de plásticos biodegradáveis através do amido da batata deteriorada, 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Química) - Escola Técnica Estadual ETEC de Cidade Tiradentes (Cidade Tiradentes - São Paulo), São Paulo, 2024
Resumo: Os plásticos são um dos maiores poluentes do meio ambiente. Com isso, foi criado os bioplásticos, que são plásticos produzidos de matérias primas renováveis como plantas ou micro-organismos. Dentre os diferentes tipos de bioplástico, existe o que é feito de amido de tubérculos, como mandioca, batata inglesa, batata doce, etc. Pensando nos tubérculos que estavam bons para o consumo alimentício e foram usadas para fazer o polímero biodegradável, o grupo teve a ideia de criar um bioplástico a partir de batatas inglesas deterioradas, afim de evitar o desperdício de batatas que, possivelmente, iriam para o lixo e diminuiriam os gastos com os polímeros biobaseados. Entretanto, o processo de criação desse biopolímero é o mesmo do qual é usado batatas boas, porém com batatas estragadas. As etapas de produção foram separas em três partes, obtenção do amido, produção do bioplástico e o método de secagem que foi a mais complicada para a equipe. Em síntese, o bioplástico foi finalizado, porém apresentou uma resistência não favorável. Após pesquisas, o grupo utilizou alginato de potássio para atingir a resistência esperada do bioplástico.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27161
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
qui_2024_novotec_m_barbaranogueira_produçãodeplasticos.pdf673.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.