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Título: A logística do last mile e os desafios para atender regiões de inacessibilidade
Título(s) alternativo(s): The logistics of last mile and challenges in serving inaccessible regions
Autor(es): LIMA, Eduardo da Silva
SANTOS, Thiago Henrique Batista dos
Orientador(es): CONCEIÇÃO, Moisés Tavares da
Outro(s) contribuidor(es): CONCEIÇÃO, Moisés Tavares da
SILVA, Eduardo Paulino da
FREITAS, Eduardo Bonetti de
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Logística;Distribuição de mercadorias
Data do documento: Jun-2024
Editor: 137
Referência Bibliográfica: LIMA, Eduardo da Silva, SANTOS; Thiago Henrique Batista dos. A logística do last mile e os desafios para atender regiões de inacessibilidade, 2024.Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Logística) - Faculdade de Tecnologia da Zona Sul - "Dom Paulo Evaristo Arns", São Paulo, 2024.
Resumo: A entrega de “última milha” também chamada de “last mile “, trata-se atualmente de um dos mais importantes desafios em todo o processo logístico entre os centros de distribuição e a porta do cliente. A garantia da satisfação do consumidor está totalmente relacionada a essa fase final da venda, visto que qualquer tipo de problema de envio programado para a mercadoria, resulta em impacto negativo para a empresa, seja de e-commerce ou lojas convencionais, como perda de credibilidade e impacto nas vendas, devido à repercussão em redes sociais, websites de reclamação e campos de avaliação de atendimento ao cliente. Todos os obstáculos devem ser avaliados, principalmente por causa da extensão territorial do Brasil, envolvendo aspectos de custos e segurança na entrega de última milha. Fatores como escassez de transportes alternativos – fluvial, ferroviário e aéreo - estradas em conservação precária, áreas de risco e um dos maiores desafios: regiões remotas de difícil acesso – têm que ser estrategicamente analisados com a finalidade de obter êxito com a implementação desta logística, e, consequentemente, a satisfação do cliente e a credibilidade do negócio em busca de expansão. Além de um planejamento logístico abrangente, esta avaliação ainda envolve pesquisas comparativas de valores de frete, tempo despendido em trânsito e empresas que melhor se adequem às demandas da organização empresarial.
“Last mile” delivery is currently one of the most important challenges in the entire logistics process between distribution centers and the customer’s door. Guaranteeing consumer satisfaction is entirely related to this final phase of the sale, as any type of shipping problem scheduled for the merchandise results in a negative impact on the company, whether in e-commerce or conventional stores, such as loss of credibility and impact on sales, due to repercussions on social networks, complaint websites and customer service evaluation fields. All obstacles must be evaluated, mainly due to Brazil's territorial extension, involving cost and safety aspects in last-mile delivery. Factors such as a lack of alternative transport – river, rail and air – poorly maintained roads, risk areas and one of the biggest challenges: remote regions that are difficult to access – must be strategically analyzed in order to achieve success with the implementation of this logistics, and, consequently, customer satisfaction and business credibility in search of expansion. In addition to comprehensive logistical planning, this assessment also involves comparative research into freight prices, time spent in transit and companies that best suit the demands of the business organization.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27144
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

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