Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27121
Title: Modelo de negócio: sugestão de implantação do modelo de negócio canvas na empresa Belladora cosméticos
Other Titles: Business model: suggestion for implementing the canvas business model in the company Belladora cosmetics
Authors: SANTANA, Aquiris Silva
DEVÁSIO, Thainá de Moraes
Advisor: TARICHI, Andrey Pelicer
type of document: Monografia
Keywords: Modelo de negócio;Microempresas;Administração de empresa
Issue Date: Dec-2022
Publisher: 182
Citation: SANTANA, Aquiris Silva; DEVÁSIO, Thainá de Moraes. Modelo de negócio: sugestão de implantação do modelo de negócio canvas na empresa Belladora cosméticos. Orientador: Andrey Pelicer Tarichi. 2022. 61 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso superior de Gestão Empresarial) - Fatec Catanduva, Catanduva, 2022.
Abstract: O ambiente empresarial está passando por transformações, tornando-se gradativamente mais competitivo e dinâmico, e tem se beneficiado da agilidade resultante das novas tecnologias, possibilitando o crescimento de novas maneiras de criar, entregar e capturar valor, e de negociações comerciais entre organizações que enxergam suas limitações se tornarem menores. Em vista disso, é necessário haver o aperfeiçoamento e o acompanhamento de Modelos de Negócios inovadores para garantir vantagem competitiva. Proposto por Alexander Osterwalder e Yves Pigneur, o Business Model Canvas é um documento simples, prático e muito visual, que surgiu com a intenção de ajudar as organizações a saírem do papel e ter uma forma real de modo rápido e sem a necessidade de desenvolver o imenso e detalhado Plano de Negócios. Esse modelo inovador é estruturado em um quadro de nove componentes, que busca retratar todo o funcionamento de uma empresa e demonstra como gera e entrega valor aos seus clientes. O presente estudo teve o propósito de apresentar desde a origem do modelo de negócio até abordar o Business model Canvas. Buscou-se identificar também, a sugestão dos componentes do modelo Canvas de uma microempresa atuante no ramo de vendas de perfumes e hidratantes na cidade de Catanduva – SP. Os métodos utilizados neste trabalho de graduação se trata de uma pesquisa considerada qualitativa, descritiva, exploratória, bibliográfica e em seguida o estudo de caso com as características da empresa selecionada. A estruturação do Modelo de Negócios por meio da ferramenta Canvas, auxilia como um mapa para o empreendedor, com o propósito de tornar mais fácil o desenvolvimento das estratégias de negócio para visualização de importância de implementação nas micro e pequenas empresas. Portanto, na conclusão apresentasse uma análise de sugestões de melhoria para empresa segundo a visão dos pesquisadores, de forma, que essas mudanças ajam em benefício da empresa, com a finalidade de obter o triunfo esperado.
The business environment is undergoing transformations, gradually becoming more competitive and dynamic, and has benefited from the agility resulting from new technologies, enabling the growth of new ways to create, deliver and capture value, and commercial negotiations between organizations that see your limitations become less. In view of this, it is necessary to improve and monitor innovative Business Models to ensure competitive advantage. Proposed by Alexander Osterwalder and Yves Pigneur, the Business Model Canvas is a simple, practical and very visual document, which emerged with the intention of helping organizations to get out of paper and have a real form quickly and without the need to develop the huge and detailed Business Plan. This innovative model is structured around a framework of nine components, which seeks to portray the entire operation of a company and demonstrates how it generates and delivers value to its customers. The present study had the purpose of presenting from the origin of the business model to approaching the Business model Canvas. We also sought to identify the suggestion of the components of the Canvas model of a micro company operating in the field of sales of perfumes and moisturizers in the city of Catanduva - SP. The methods used in this graduation work is research considered qualitative, descriptive, exploratory, bibliographical, and then the case study with the characteristics of the selected company. The structuring of the Business Model through the Canvas tool helps as a map for the entrepreneur, with the purpose of making it easier to develop business strategies to visualize the importance of implementation in micro and small companies. Therefore, in conclusion, it presents an analysis of suggestions for improvement for the company according to the researchers' view, so that these changes act for the benefit of the company, with the purpose of obtaining the expected triumph.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27121
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.