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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27120
Title: | Marketing do relacionamento: estudo de caso em uma escola de esportes no município de Catanduva-SP |
Other Titles: | Relationship marketing: case study at a sports school in the city of Catanduva-SP |
Authors: | MAURUTTO, Érike Ricardo |
Advisor: | ASSIS, Marcos Venicio Braz de |
type of document: | Monografia |
Keywords: | Marketing de relacionamento;Esportes |
Issue Date: | Dec-2022 |
Publisher: | 182 |
Citation: | MAURUTTO, Érike Ricardo. Marketing do relacionamento: estudo de caso em uma escola de esportes no município de Catanduva-SP. Orientador: Marcos Venicio Braz de Assis. 2022. 28 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso superior de Gestão Empresarial) - Fatec Catanduva, Catanduva, 2022. |
Abstract: | O presente trabalho teve por finalidade desenvolver uma breve revisão bibliográfica sobre os
principais conceitos de marketing, especialmente sobre marketing do relacionamento. Além
disto, fez parte deste trabalho realizar um estudo de caso em uma escola de esportes, a fim de
entender na prática as ações de marketing voltadas ao processo de relacionamento e
fidelização de clientes. Analisou-se as estratégias adotadas nesta empresa, que atua a mais de
26 anos na prestação de serviços relacionadas atividades de práticas esportivas. Neste estudo,
foi realizada uma entrevista junto ao responsável pelas ações de marketing da empresa
pesquisada. Como instrumento de pesquisa, foi aplicado um questionário semi estruturado,
objetivando identificar os elementos relacionados as ações de marketing, principalmente as
estratégias de marketing do relacionamento e fidelização de clientes. Como resultado, foi
possível notar que, a partir de determinadas medidas tomadas em relação a estas estratégias de
marketing do relacionamento, a empresa atingiu resultados melhores resultados,
principalmente em relação ao aumento no número de alunos nas diversas modalidades de
esportes existentes em seu portifólio. Percebeu-se que, mesmo sem conhecer o conceito de
marketing do relacionamento, que trata-se de uma ferramenta do marketing que busca
melhorar o relacionamento juntos aos clientes, a partir do conhecimento do comportamento
dos mesmos, a empresa adota estas ações de maneira prática. Este método aborda as formas
de entender quais as preferências e o que fazer para os clientes em um ambiente favorável e
com o máximo de satisfação, a ponto de gerar até mesmo um vínculo de proximidade e
amizade junto a estes clientes. Neste sentido, notou-se que a empresa adota diversas ações
correlacionados a este conceito, o que tem colocado os negócios da escola em posição de
destaque na cidade, principalmente nas atividades de tênis e beach tennis. The purpose of this work was to develop a brief bibliographic review on the main marketing concepts, especially relationship marketing. In addition Therefore, part of this work was to carry out a case study in a sports school, in order to understand in practice marketing actions aimed at the relationship process and customer loyalty. The strategies adopted in this company, which operates for more than 26 years of providing services related to sports activities. In this study, an interview was carried out with the person responsible for the company's marketing actions researched. As a research instrument, a semi-structured questionnaire was applied, aiming to identify the elements related to marketing actions, mainly relationship marketing and customer loyalty strategies. As a result, it was possible to note that, based on certain measures taken in relation to these relationship marketing, the company achieved better results, mainly in relation to the increase in the number of students in the different types of existing sports in your portfolio. It was noticed that, even without knowing the concept of relationship marketing, which is a marketing tool that seeks improve relationships with customers, based on knowledge of behavior of them, the company adopts these actions in a practical way. This method addresses the forms to understand what the preferences and what to do for customers in a favorable and with maximum satisfaction, to the point of generating even a bond of closeness and friendship with these customers. In this sense, it was noted that the company adopts several actions correlated to this concept, which has placed the school's business in a position to prominent in the city, mainly in tennis and beach tennis activities. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27120 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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