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Title: Endomarketing como ferramenta de gestão
Other Titles: Internal marketing as a management tool
Authors: ALVES, Maria Lúcia de Jesus
FERREIRA, Geovanna Mendes
LEME, Sarah Iza
PEREIRA, Vitória dos Santos
Advisor: SANTOS, Ana Paula de Almeida Sinha dos
Other contributor: AZEVEDO, Gleidmilson de
BARBOSA, Neusa Maria Ferreira
SANTOS, Marco Antônio
type of document: Monografia
Keywords: Administração;Endomarketing;Marketing
Issue Date: 6-Dec-2024
Publisher: 228
Citation: ALVES, Maria Lúcia de Jesus; FERREIRA, Geovanna Mendes; LEME, Sarah Iza; PEREIRA, Vitória dos Santos. Endomarketing como ferramenta de gestão. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Administração) - Escola Técnica Estadual do Jaraguá, São Paulo, 2024.
Abstract: O endomarketing é uma estratégia voltada para o público interno de uma empresa, visando motivar, engajar e alinhar os colaboradores com os objetivos e valores da organização. Ele busca criar um ambiente de trabalho positivo, fortalecer a cultura organizacional e melhorar a comunicação interna. As ações de endomarketing incluem desde programas de reconhecimento e incentivos até ações de comunicação interna, treinamentos e eventos corporativos. Essa estratégia é fundamental para promover o comprometimento dos colaboradores e aumentar a satisfação no trabalho, o que consequentemente impacta na qualidade dos produtos e serviços oferecidos pela empresa. De maneira que contribuirá para o desenvolvimento individual e também da organização. Obtendo inúmeros benefícios para ambos os lados, tornando um ambiente agradável e produtivo. Tendo como objetivo geral, apontar o endomarketing como ferramenta de gestão e explicar como usá-lo de forma estratégica e consciente dentro da empresa. E com objetivos específicos busca-se valorizar os colaboradores, aumentar a produtividade e criar um ambiente agradável e produtivo. O projeto se justifica pela importância crescente que o endomarketing tem assumido no ambiente empresarial contemporâneo. Com a competitividade cada vez mais acirrada nos mercados, as empresas estão percebendo que não basta apenas focar em estratégias de marketing externo, mas também é fundamental investir no público interno. A metodologia proposta foi utilizada de forma explicativa e bibliográfica, com perspectiva de outros autores em que as obras foram semelhantes (livros, google acadêmico e revistas cientificas).
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso Técnico em Administração da ETEC Jaraguá, orientado pela Prof. Ana Paula de Almeida Sinhá dos Santos, como requisito parcial para obtenção do título de Técnico em Administração.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27103
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