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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27046
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | DELGADO, Darlan Marcelo | - |
dc.contributor.author | BRITO, Ana Paula Damasceno de | - |
dc.contributor.other | LOUZADA, Roberto | - |
dc.contributor.other | FERNANDEZ, Senira Anie Ferraz | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-10T17:02:25Z | - |
dc.date.available | 2024-12-10T17:02:25Z | - |
dc.date.issued | 2018-04-11 | - |
dc.identifier.citation | BRITO, Ana Paula Damasceno de. A pesquisa aplicada e a inovação tecnológica na educação profissional: desdobramentos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. 271 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27046 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem por objetivo investigar como o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo é visto, tanto em termos da dimensão de produção intelectual e de sua atuação visando à proteção dos direitos sobre propriedade intelectual e patentes oriundos dos resultados de pesquisa tecnológica aplicada quanto em termos dos potenciais desdobramentos pedagógicos possibilitados por tais pesquisas. O estudo justifica-se pela dupla missão dada aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia de formar alunos com espírito crítico-reflexivo, voltados para pesquisas de natureza aplicada, e ser um agente estratégico na geração de vantagens competitivas por meio da pesquisa tecnológica, no qual o NIT exerce função essencial. O referencial teórico foi construído com as obras de Shozo Motoyama, Milton Vargas e Simon Schwartzman para retomar a história da ciência e tecnologia no Brasil, e Silvia Maria Manfredi e Luiz Antônio Cunha para abordar os marcos significativos a esta pesquisa na história da educação profissional e tecnológica federal. Como metodologia, foi conduzida uma pesquisa bibliográfica e documental para discutir a política institucional, e uma pesquisa de campo, com a realização de entrevistas semiestruturadas com docentes que tiveram projetos submetidos ao NIT. Como resultado, foram encontrados elementos que indicam que o NIT, por meio da política de inovação, promove a cultura da inovação nos projetos e traz desdobramentos pedagógicos que podem ser considerados relevantes em termos da formação dos alunos, em particular nas dimensões dos saberes técnico-científicos, culturais e de atuação profissional na área de gestão de projetos. Constatou-se que de forma geral, a pesquisa aplicada pode gerar um significativo ganho pedagógico e na formação de competências pessoais e profissionais, nas quais o aluno tem incrementadas as suas capacidades de comunicação oral e escrita e desenvolve um pensamento crítico-reflexivo e autonomia intelectual. No aspecto político, as entrevistas possibilitaram compreender o juízo que os docentes fazem sobre a excessiva carga horária alocada em aulas e, dessa forma, como isso pode ser um elemento constrangedor na produção de pesquisa aplicada na instituição. Espera-se com esse trabalho fornecer elementos e subsídios aos policy makers e gestores do IFSP no processo de elaboração, implementação e avaliação de políticas e instrumentos de gestão para a pesquisa tecnológica aplicada e o fomento à cultura de inovação no contexto da educação profissional e tecnológica coerentes e articulados à missão institucional dos Institutos Federais. | pt_BR |
dc.description.abstract | This present study aims to investigate how the Technological Innovation Center of the Federal Institute of Education, Science and Technology of São Paulo is seen both in terms of the dimension of intellectual production and its action aiming at the protection of intellectual property rights and patents originated from the results of applied technological research and in terms of the potential pedagogical developments made possible by such research. The study is justified by the twofold mission given to the Federal Institutes of Education, Science and Technology to train students with a critical and reflexive formation, focused on applied research, and be a strategic agent in the generation of competitive advantages through technological research, in which the Technological Innovation Center has an essential function. The theoretical references were built based on the works of Shozo Motoyama, Milton Vargas and Simon Schwartzman to resume the history of science and technology in Brazil, and Silvia Maria Manfredi, Luiz Antônio Cunha to approach the significant milestones in the history of federal professional and technological education. A documentary and bibliographical research was carried out as methodology to discuss the institutional policy, and a field research, with semi-structured interviews with teachers who had projects submitted to the NIT. As a result, can be stated that NIT, by means of innovation policy, has succeeded in promoting the culture of innovation in the projects and has brought pedagogical developments that can be considered relevant for student training, particularly in the dimensions of technical-scientific and cultural knowledge, and professional activities in the area of project management. The results showed that, in general, applied research can generate a significant pedagogical gain and the formation of personal and professional competences, in which the student has increased his oral and written communication skills and develops a critical and reflexive thinking and intellectual autonomy. In the political aspect, the interviews allowed to understand the teachers' judgment about the excessive workload allocated to classes and, in this way, how this can be an inhibitory element in the production of applied research in the institution. It is expected to provide elements and inputs to IFSP policymakers and managers in formulation, implementation and evaluation of policies and management tools for applied technological research and fostering innovation culture in the context of professional and technological education consistent and articulated to the institutional mission of the Federal Institutes. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa | pt_BR |
dc.subject | Ensino profissional e técnico | pt_BR |
dc.subject | Inovação | pt_BR |
dc.title | A pesquisa aplicada e a inovação tecnológica na educação profissional: desdobramentos no Instituto Federal De Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo | pt_BR |
dc.title.alternative | Applied research and technological innovation in professional education: developments in Federal Institute of Education, Science and Technology | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dcterms.subject | Educaçao e trabalho | pt_BR |
dcterms.tableOfContents | GDEP - Linha de Pesquisa 2: Formação do Formador - Projeto de pesquisa: Políticas para Educação Profissional | pt_BR |
dcterms.type | - | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações |
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UPEP_Apesquisaaplicadaeainovaçãotecnológicanaeducaçãoprofissional_AnaPaulaDamascenodeBrito_2018.pdf | 2.32 MB | Adobe PDF | View/Open |
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