Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27020
Título: | Aplicação do pensamento computacional no ensino básico para o desenvolvimento de crianças e jovens – uma análise sistemática |
Título(s) alternativo(s): | Application of computational thinking in basic education for the development of children and young people – a systematic analysis |
Autor(es): | BORGES, Vanessa dos Anjos |
Orientador(es): | PELISSER, Abner Jácomo |
Tipo documental: | Artigo Científico |
Palavras-chave: | Algoritmos;Aprendizado computacional;Tecnologia da informação |
Data do documento: | 14-Dez-2020 |
Editor: | 157 |
Referência Bibliográfica: | PELISSER, Abner Jácomo. Aplicação do pensamento computacional no ensino básico para o desenvolvimento de crianças e jovens – uma análise sistemática. Orientador: Vanessa dos Anjos Borges. 2020. 8 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente, Presidente Prudente, SP, 2020. |
Resumo: | No século XXI, tornou-se indispensável a formação de crianças e jovens com capacidade de resolver problemas, de forma que sejam capazes de criar um algoritmo para solucioná-los, e que o algoritmo criado tenha um nível de abstração que possa ser utilizado na solução de outros problemas. Com isso, surge a necessidade de conhecer os conceitos que estão presentes no Pensamento Computacional, que ajudam a particionar, generalizar e abstrair o problema inicial, para que, por fim, seja criado o algoritmo para a resolução. Este trabalho apresenta uma revisão sistemática sobre a aplicação do Pensamento Computacional no ensino básico através de estudos com experimentos realizados com crianças e jovens. Os resultados apontam que a aplicação de PC melhora a aprendizagem, sendo essa aplicação “desplugada” ou com o uso de recursos de Tecnologia da Informação. In the 21st century, it has become essential to educate children and young people with the ability to solve problems, so that they are able to create an algorithm to solve them, and that the algorithm created has a level of abstraction that can be used to solve other problems. With this, there is a need to know the concepts that are present in Computational Thinking, which help to partition, generalize and abstract the initial problem, so that, finally, the algorithm for the resolution can be created. This work presents a systematic review on the application of Computational Thinking in basic education through studies with experiments carried out with children and young people. The results indicate that the application of PC improves learning, whether this application is “unplugged” or with the use of Information Technology resources. |
Descrição: | Artigo apresentado na 9ª Jornada Cientifica e Tecnológica da Fatec de Botucatu. Link de acesso: http://www.jornacitec.fatecbt.edu.br/index.php/IXJTC/IXJTC/paper/viewFile/2166/2862 |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27020 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ads_2020_2_abnerjpelisser_aplicacaodopensamentocomputacional.pdf Restricted Access | 199.23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.