Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27020
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPELISSER, Abner Jácomo-
dc.contributor.authorBORGES, Vanessa dos Anjos-
dc.date.accessioned2024-12-10T13:59:59Z-
dc.date.available2024-12-10T13:59:59Z-
dc.date.issued2020-12-14-
dc.identifier.citationPELISSER, Abner Jácomo. Aplicação do pensamento computacional no ensino básico para o desenvolvimento de crianças e jovens – uma análise sistemática. Orientador: Vanessa dos Anjos Borges. 2020. 8 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente, Presidente Prudente, SP, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27020-
dc.descriptionArtigo apresentado na 9ª Jornada Cientifica e Tecnológica da Fatec de Botucatu. Link de acesso: http://www.jornacitec.fatecbt.edu.br/index.php/IXJTC/IXJTC/paper/viewFile/2166/2862pt_BR
dc.description.abstractNo século XXI, tornou-se indispensável a formação de crianças e jovens com capacidade de resolver problemas, de forma que sejam capazes de criar um algoritmo para solucioná-los, e que o algoritmo criado tenha um nível de abstração que possa ser utilizado na solução de outros problemas. Com isso, surge a necessidade de conhecer os conceitos que estão presentes no Pensamento Computacional, que ajudam a particionar, generalizar e abstrair o problema inicial, para que, por fim, seja criado o algoritmo para a resolução. Este trabalho apresenta uma revisão sistemática sobre a aplicação do Pensamento Computacional no ensino básico através de estudos com experimentos realizados com crianças e jovens. Os resultados apontam que a aplicação de PC melhora a aprendizagem, sendo essa aplicação “desplugada” ou com o uso de recursos de Tecnologia da Informação.pt_BR
dc.description.abstractIn the 21st century, it has become essential to educate children and young people with the ability to solve problems, so that they are able to create an algorithm to solve them, and that the algorithm created has a level of abstraction that can be used to solve other problems. With this, there is a need to know the concepts that are present in Computational Thinking, which help to partition, generalize and abstract the initial problem, so that, finally, the algorithm for the resolution can be created. This work presents a systematic review on the application of Computational Thinking in basic education through studies with experiments carried out with children and young people. The results indicate that the application of PC improves learning, whether this application is “unplugged” or with the use of Information Technology resources.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemaspt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher157pt_BR
dc.subjectAlgoritmospt_BR
dc.subjectAprendizado computacionalpt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subject.otherInformação e Comunicaçãopt_BR
dc.titleAplicação do pensamento computacional no ensino básico para o desenvolvimento de crianças e jovens – uma análise sistemáticapt_BR
dc.title.alternativeApplication of computational thinking in basic education for the development of children and young people – a systematic analysispt_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ads_2020_2_abnerjpelisser_aplicacaodopensamentocomputacional.pdf
  Restricted Access
199.23 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.