Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26993
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFREIRE, Emerson-
dc.contributor.authorANTONINI, Rubens Eduardo DoCampo-
dc.contributor.otherOLIVEIRA, Gerson Pastre de-
dc.contributor.otherBATISTA, Sueli Soares dos Santos-
dc.date.accessioned2024-12-09T20:45:21Z-
dc.date.available2024-12-09T20:45:21Z-
dc.date.issued2017-03-31-
dc.identifier.citationANTONINI, Rubens Eduardo DoCampo. A camada narrativa do design de jogos no ensino gamificado: um experimento no âmbito do ensino profissional. 88 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26993-
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo estudar como os jogos estão sendo usados no ambiente de ensino, buscando em um histórico recente de estudos acadêmicos de como tais experiências foram executadas e quais resultados apresentaram. Este trabalho pesquisa como a narrativa, sendo ela uma camada do design de jogos, pode influenciar na relação entre o estudante e a ferramenta gamificada. A metodologia usada foi de pesquisa bibliográfica para entendimento do que é a gamificação no ensino, busca de exemplos de gamificação, estudo sobre a camada narrativa no design de jogos. Posteriormente foi executada uma pesquisa empírica em uma turma do curso de eletrônica de uma Escola Técnica a fim de estudar como o aluno se relaciona com uma ferramenta de ensino gamificado na qual a camada narrativa do design está presente de forma semelhante a jogos contemporâneos. Os resultados obtidos indicam que para o cenário e sujeitos de pesquisa selecionados, o uso mais complexo de narrativa na gamificação do ensino permitiu a obtenção de maior motivação e engajamento por parte do aluno em relação à aula tradicional, em um processo que permeia a experimentação na instrução.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to study how games are being used in the teaching environment, searching in a recent history of academic studies of how such experiences were performed and what results they presented. This paper investigates how narrative, as it is a layer of game design, can influence the relationship between the student and the gamified tool. The methodology used was a bibliographical research to understand what is gamification in education, a research of examples of gamification and a study on the narrative layer in game design. Subsequently, an empirical research was performed on a class in a Technical School’s Electronics course to study how the student relates to a computerized teaching tool in which the narrative layer of the design is present in a manner like contemporary games. The results indicate that, for the scenario and selected research subjects, the more complex use of narrative in the gamification of teaching allowed for greater motivation and engagement from the part of the student in relation to the traditional class, in a process in which Experimentation pervades Instruction.pt_BR
dc.description.sponsorshipMestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissionalpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisapt_BR
dc.subjectEnsino profissional e técnicopt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.titleA camada narrativa do design de jogos no ensino gamificado: um experimento no âmbito do ensino profissionalpt_BR
dc.title.alternativeThe narrative layer of design in games in gamified education: an experiment in the scope of professional educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dcterms.subjectEducaçao e trabalhopt_BR
dcterms.tableOfContentsGDEP - Linha de Pesquisa 2: Formação do Formador - Projeto de pesquisa: Fundamentos da Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UPEP_Acamadanarrativadodesigndejogos_RubensEduardoDoCampoAntonini_2017.pdf3.7 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.