Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26987
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | AZEVEDO, Marília Macorin de | - |
dc.contributor.author | DIAS, Marluce Gavião Sacramento | - |
dc.contributor.other | CRUZ, Rubia Cristina | - |
dc.contributor.other | ALMEIDA, Ivanete Bellucci Pires de | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-09T20:31:49Z | - |
dc.date.available | 2024-12-09T20:31:49Z | - |
dc.date.issued | 2017-06-20 | - |
dc.identifier.citation | DIAS, Marluce Gavião Sacramento. Educação profissional: uma abordagem do inglês instrumental sintonizada com a proposta do curso técnico em turismo do Centro Paula Souza. 61 f. Projeto de Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional) Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26987 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho surgiu da dificuldade observada junto ao corpo discente de cursos técnicos em acompanhar o conteúdo programático na disciplina Inglês Instrumental em turmas do curso Técnico de Turismo, do Centro Paula Souza, em uma ETEC localizada na Baixada Santista. A pesquisa realizada, de abordagem qualitativa, tem como objetivo apresentar as expectativas dos alunos nessa disciplina e as possibilidades de superação das dificuldades existentes em função da heterogeneidade de conhecimento percebida entre os alunos e o desejo de se buscar as condições satisfatórias nas quais o ensino da língua inglesa se desenvolve nos cursos técnicos do Centro Paula Souza. A disciplina ministrada nos cursos técnicos do Centro Paula Souza, diretamente relacionada ao ensino da língua inglesa, originalmente conhecida como ESP (Inglês para Fins Específicos) é denominada especificamente Inglês Instrumental, e este trabalho mostra como é desenvolvida dentro da instituição. Para tanto, documentos legais que norteiam a educação no Brasil, como a Lei de Diretrizes e Bases, os Parâmetros Curriculares Nacionais e, ainda, os documentos basilares do Centro Paula Souza, são abordados, mais especificamente na sua relação com o ensino da língua inglesa. Constatou-se a partir do questionário de pesquisa aplicado que os alunos não se interessam pelo ensino da língua inglesa por se acharem desmotivados e atribuem ao docente parte da responsabilidade por este desinteresse. Algumas práticas didáticas inovadoras, e que são exercidas dentro da instituição, tem como foco minimizar esta situação de desinteresse. O Centro Paula Souza, efetivando sua missão, concretiza a possibilidade de crescimento profissional do alunado que finaliza o curso técnico de turismo apto para ser inserido no competitivo mercado de trabalho. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper arose from the difficulty observed in students of technical courses in following up the program content of the English for Specific Purposes grade in one of the classes of the Tourism Technical Course of Centro Paula Souza in an ETEC located near Santos seashore in São Paulo, Brazil. The aim of this qualitative research is to present students' expectations in this discipline and the possibilities of overcoming existing difficulties due to the heterogeneity of knowledge perceived among the students and the desire to seek the satisfactory conditions in which the teaching of English language is developed in the technical courses of the Centro Paula Souza. The class taught in the technical courses of the Centro Paula Souza, directly related to the teaching of the English language, formerly known as ESP (English for Specific Purposes) is denominated specifically Inglês Instrumental, and this research shows how it is focused inside the institution. Therefore, legal documents that guide the education in Brazil, such as the Law of Guidelines and Bases (LDB in Portuguese), The National Curricular Parameters and also the basic documents of the Centro Paula Souza, more specifically in its relation with the teaching of the English language, are approached. It was verified from the applied questionnaire that the students are not interested in learning the English language because they are not motivated and attribute to the teacher part of the responsibility for this lack of interest. Some innovative teaching practices, which are applied within the institution, are focused on minimizing this lack of interest. The Centro Paula Souza, fulfilling its mission, thus materializes the possibility of professional growth of the student who finishes the Technical Course of Tourism able to be inserted in the competitive job market. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Educação profissional: uma abordagem do inglês instrumental sintonizada com a proposta do curso técnico em turismo do Centro Paula Souza | pt_BR |
dc.title.alternative | Professional education: an approach of technical English in line with the proposal of the technical course in tourism of the Centro Paula Souza | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dcterms.subject | Educaçao e trabalho | pt_BR |
dcterms.tableOfContents | GDEP - Linha de Pesquisa 2: Formação do Formador - Projeto de pesquisa: Práticas da Educação Profissional e Tecnológica e Educação Corporativa | pt_BR |
dcterms.type | - | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
UPEP_Educaçãoprofissionalumaabordagemdoinglês_MarluceGaviãoSacramentoDias_2017.pdf | 549.04 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.