Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26984
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPETEROSSI, Helena Gemignani-
dc.contributor.authorSILVA, Luis Flavio da-
dc.contributor.otherBRETERNITZ, Vivaldo José-
dc.contributor.otherAZEVEDO, Marília Macorin de-
dc.date.accessioned2024-12-09T20:30:52Z-
dc.date.available2024-12-09T20:30:52Z-
dc.date.issued2017-06-20-
dc.identifier.citationSILVA, Luis Flavio da. Parcerias educacionais como fator de transferência de tecnologia e conhecimento entre empresas e instituições de ensino: Relato de experiência. 136 f. Projeto de Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26984-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta um relato de experiência da parceria educacional entre a IBM Brasil por meio do programa IBM Academic Initiave1 e a CETEC-GFAC2 do Centro Paula Souza, que teve como objetivo auxiliar na atualização dos currículos dos cursos técnicos de informática. Durante quase dois anos, as duas entidades trabalharam na atualização dos currículos e no treinamento de professores em novas tecnologias. Tanto o Centro Paula Souza quanto a IBM consideraram, na ocasião, a parceria um sucesso. Com 149 professores treinados para serem replicadores, as ações beneficiariam um grande número de professores e contribuiriam para a melhor adequação dos currículos às necessidades do mercado de trabalho. Passados alguns anos, entretanto, este estudo procurou analisar como o Centro Paula Souza se beneficiou da parceria e, se os conhecimentos adquiridos pelos professores continuam sendo utilizados em sala de aula e laboratórios, assim como se as ferramentas e metodologias são utilizadas como referência pelos alunos egressos e professores em sua atividade profissional.pt_BR
dc.description.abstractThis research work intends to present an experience report about the educational partnership between IBM Brazil through the IBM Academic Initiative Program and CETEC-GFAC of Centro Paula Souza, which aimed to assist in updating their technical IT syllabus courses. For almost two years, the two entities worked on updating the syllabus and training of teachers in these new technologies. Both Centro Paula Souza and IBM considered the partnership a success. With 149 teachers trained to be replicators, the actions benefit many teachers and contributed to the better adaptation of new curricula to the needs of the labor market. After a few years, however, further studies should be conducted to verify that knowledge acquired by teachers is being used in the classroom and the tools and methodologies are being used by students in the classroom or laboratories, and if the tools and methodologies will be used, as a reference, by the students graduated in their professional activity.pt_BR
dc.description.sponsorshipMestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissionalpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisapt_BR
dc.subjectTransferência de tecnologiapt_BR
dc.titleParcerias educacionais como fator de transferência de tecnologia e conhecimento entre empresas e instituições de ensino: Relato de experiênciapt_BR
dc.title.alternative. Educational partnerships as a factor for the transfer of technology and knowledge between companies and educational institutions: experience reportpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dcterms.subjectEducaçao e trabalhopt_BR
dcterms.tableOfContentsGDEP - Linha de Pesquisa 2: Formação do Formador - Projeto de pesquisa: Práticas da Educação Profissional e Tecnológica e Educação Corporativapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UPEP_Parceriaseducacionaiscomofatordetransferênciadetecnologia_LuisFlaviodaSilva_2017.pdf2.65 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.