Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26983
Título: Blenda de borracha natural e Poli(Vinil Álcool)
Título(s) alternativo(s): análise da influência da taxa de resfriamento na liberação sustentada de óxido de zinco
Autor(es): SACARDO, Suelen C. A.
Orientador(es): KOMATSU, Daniel
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Biomateriais
Data do documento: Dez-2023
Editor: 003
Referência Bibliográfica: SACARDO, Suelen C. A. Blenda de borracha natural e Poli (Vinil Álcool): análise da influência da taxa de resfriamento na liberação sustentada de óxido de zinco. 2023. Trabalho de conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Polímeros) – Fatec José Crespo Gonzales, Sorocaba, 2023
Resumo: A busca por sistemas de liberação de fármacos eficientes e controláveis é extremamente importante. Este estudo visa avaliar a influência da taxa de resfriamento na liberação sustentada de óxido de zinco (ZnO), a partir de uma blenda de borracha natural (LBN) e poli(vinil álcool) (PVA). Blendas de LBN/PVA com diferentes taxas de resfriamento (rápida e lenta) foram preparadas e incorporadas com ZnO. A caracterização térmica foi realizada por DSC para avaliar as propriedades térmicas e a cristalinidade do material. A cinética de liberação de ZnO foi avaliada durante 96 horas e monitorada por espectrofotometria UV-Vis. A análise por DSC revelou que a taxa de resfriamento influenciou a cristalinidade das blendas de LBN/PVA. Amostras resfriadas lentamente apresentaram maior cristalinidade, enquanto as resfriadas rapidamente apresentaram menor cristalinidade. A liberação do ZnO apresentou um perfil inicial rápido antes de uma liberação progressiva ao longo do tempo. As amostras que foram resfriadas lentamente apresentaram uma taxa de liberação de ZnO um pouco menor do que as amostras que foram resfriadas rapidamente após efeito “burst”. A combinação de LBN/PVA e ZnO mostrou potencial na liberação sustentada, a partir desses sistemas pode ser controlada com precisão otimizando a taxa de resfriamento e a composição da mistura.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26983
Aparece nas coleções:Trabalhos de conclusão de curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TG_Suelen Sacardo_Polimeros_2023.2.pdf572.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.