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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26972
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | ALMEIDA, Ivanete Bellucci Pires de | - |
dc.contributor.advisor | BATISTA, Sueli Soares dos Santos | - |
dc.contributor.author | REDE, Gilson | - |
dc.contributor.other | BRANDÃO, Carlos da Fonseca | - |
dc.contributor.other | PETEROSSI, Helena Gemignani | - |
dc.contributor.other | AZEVEDO, Marilia Macorin de | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-09T20:23:51Z | - |
dc.date.available | 2024-12-09T20:23:51Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-11 | - |
dc.identifier.citation | REDE, Gilson. Políticas de internacionalização de currículos dos cursos técnicos do Centro Paula Souza e do Senati: desafios e limites. 101 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26972 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho teve por objetivo descrever as políticas de internacionalização dos cursos técnicos profissionalizantes do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Ceeteps), em São Paulo, Brasil, e do Serviço Nacional de Treinamento em Trabalho Industrial (Senati), no Peru, a fim de compreender como estas podem contribuir para os modelos de construção curricular adotados pelas duas instituições. A troca de experiências e práticas entre países cujos setores produtivos demandam mão-de-obra qualificada, é primordial diante dos desafios impostos pela globalização. As pesquisas que constituem este trabalho são a bibliográfica, contemplando obras sobre os temas Internacionalização, Currículo e Educação Comparada, e a documental, com base nos registros institucionais do Ceeteps e do Senati, além das legislações educacionais dos dois países. Como ferramenta metodológica, foi adotado o estudo de caso múltiplo, com a descrição das políticas de internacionalização do currículo e suas interpretações acontecendo de forma concomitante à coleta dessas informações, corroborada com a amostra de especialistas, dada a expertise das duas instituições de ensino abordadas neste trabalho na oferta de cursos técnicos de nível médio. Os dados que embasam este trabalho foram extraídos das leis vigentes nos países, seus respectivos censos escolares, bibliografias e informações oficiais apresentadas nos sites das instituições analisadas. Os registros permitiram a identificação de similaridades e convergência nas suas práticas, indicando que os cursos técnicos de nível médio são concebidos de modo a garantir não apenas as competências voltadas à prática profissional, mas também o desenvolvimento de habilidades que permitam a formação cidadã dos alunos. Foi possível, também, concluir que Ceeteps e Senati adotam metodologias de construção de currículos que estimulam o desenvolvimento pleno e completo das competências profissionais e pessoais propostas em seus cursos. Embora seja válido, o intercâmbio de informações e práticas entre as instituições de ensino profissionalizante mostrou-se limitado, pois não configura uma política pública consolidada, e sim ações isoladas e difundidas internamente. Mesmo assim, legitima a proposta deste trabalho a possível transformação da realidade por intermédio de ações pontuais em ambientes escolares, com projetos específicos e locais na concepção de currículos cada vez mais adequados às exigências da sociedade, pautados na constante atuação junto aos diversos atores, como empresas, entidades de classe, demais instituições de ensino, com foco na realização de parcerias que fortaleçam o desenvolvimento da Educação Profissional (EP). | pt_BR |
dc.description.abstract | The present research aims to describe the internationalization policies of the technical training courses of Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Ceeteps), in São Paulo, Brazil, and the Serviço Nacional de Treinamento em Trabalho Industrial (Senati) in Peru, aiming to understand how these can contribute to the models of curricular construction adopted by the two institutions. The exchange of experiences and practices among countries whose productive sectors demand killed labor, is of paramount importance facing the challenges imposed by globalization. The researches that constitute this work are bibliographical, contemplating papers about the themes Internationalization, Curriculum and Comparative Education, and documentary, based on the institutional records of Ceeteps and Senati, in addition to the educational legislation of the two countries. As a methodological tool, a multiple case study was adopted, with the description of the internationalization policies of the curriculum and its interpretations happening concurrently with the collection of this information, corroborated with the use of a sample of specialists, due to the expertise of the two educational institutions approached in this work in offering professional technical courses. The data that support this work were extracted from the current laws from the countries, their respective school censuses, bibliographies and official information available on the websites of the analyzed institutions. The records allowed the identification of similarities and convergence in their practices, indicating that the technical courses at the intermediate level are designed to guarantee not only the competences aimed at professional practice, but also the development of skills that lead to the citizen education. It was also possible to conclude that Ceeteps and Senati adopt methodologies to build curriculum that stimulate the total development of the professional and personal competences proposed in their courses. Although valid, the experience of exchanging information and practices among vocational education institutions has been limited, since it does not constitute a consolidated public policy, but rather actions that are isolated and disseminated internally. However, the proposal of this study legitimizes the possible transformation of reality through specific practices in school settings, with specific and local projects in the design of curriculum increasingly suited to the demands of society, based on the constant performance among the various parties, such as companies, class entities and other educational institutions, focusing on the creation of partnerships that strengthen the development of Vocational and Technological Education at the continental level. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa | pt_BR |
dc.subject | Ensino profissional e técnico | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Instituições de ensino | pt_BR |
dc.subject | Intercâmbio educacional internacional | pt_BR |
dc.title | Políticas de internacionalização de currículos dos cursos técnicos do Centro Paula Souza e do Senati: desafios e limites | pt_BR |
dc.title.alternative | Curriculum internationalization policies for technical courses at Centro Paula Souza and Senati: challenges and limits | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dcterms.subject | Educaçao e trabalho | pt_BR |
dcterms.tableOfContents | GDEP - Linha de Pesquisa 2: Formação do Formador - Projeto de pesquisa: Políticas de Formação Técnica e Tecnológica no contexto da Internacionalização da Educação | pt_BR |
dcterms.type | - | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações |
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UPEP_Políticasdeinternacionalizaçãodecurrículosdoscursostécnicos GilsonRede_2018.pdf | 590.49 kB | Adobe PDF | View/Open |
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