Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26971
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBATISTA, Sueli Soares dos Santos-
dc.contributor.authorMORGABEL, Rubens Eduardo Birochi-
dc.contributor.otherALMEIDA, Ivanete Bellucci Pires de-
dc.contributor.otherRIBEIRO, Suzana Lopes Salgado-
dc.date.accessioned2024-12-09T20:22:23Z-
dc.date.available2024-12-09T20:22:23Z-
dc.date.issued2018-04-24-
dc.identifier.citationMORGABEL, Rubens Eduardo Birochi . Estudos sobre a permanência e o abandono escolar em um curso técnico de uma escola técnica paulista. 70f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26971-
dc.description.abstractEstudos cada vez mais direcionados aos problemas que atingem à grande quantidade de escolas técnicas são fundamentais para a descoberta de soluções que possam ser aplicadas nestas escolas, na busca de uma diminuição gradativa da grande quantidade de alunos que abandonam os cursos antes do fim do ciclo educacional. A crescente ampliação da oferta de educação profissional através dos cursos técnicos é acompanhada de políticas para aumentar a permanência do aluno dentro da escola bem como de combate e controle à evasão escolar, considerando sua realidade sociocultural e econômica? Quais são as políticas de transição da formação técnica para o mundo do trabalho? Trata-se de uma complexidade de questões que demandam análises científicas, baseadas em metodologias de natureza quali-quantitativa, para compreender a sua dinâmica e oferecer subsídios para a formulação de políticas públicas que contribuam para a melhoria da qualidade da educação no país. A partir dessa problematização, O objetivo geral desta pesquisa é compreender as causas da evasão e/ou da diminuição do tempo de permanência do aluno no ensino técnico, buscando os fatores que contribuam para o desenvolvimento educacional e social, analisando modelos de ações desenvolvidas diretamente para tais questões em um espaço geográfico e temporal delimitados. Especificamente, o objetivo se debruça sobre o contexto do aumento significativo de abandono dos alunos de um Curso Técnico em Administração da Etec de Vargem Grande do Sul, estado de São Paulo, em que se desenvolve um projeto em busca de soluções para este problema desde o ano de 2012. A partir da compreensão dos fatores determinantes para o abandono e para a permanência do educando na escola por meio de pesquisa bibliográfica, foram analisados os resultados da aplicação de projeto de parceria entre a escola e a iniciativa privada para o oferecimento de oportunidades de emprego remunerado, através de vagas para aprendiz ou estagiário, relacionando o oferecimento de uma oportunidade de emprego remunerado concomitante à permanência e conclusão do curso técnico noturno no contexto analisado.pt_BR
dc.description.abstractStudies that are increasingly directed at the problems that affect the large number of technical schools are fundamental for the discovery of solutions that can be applied in these schools, in the search for a gradual decrease in the large number of students who drop out before the end of the education cycle . Is the increasing expansion of the offer of vocational education through the technical courses accompanied by policies to increase the student's permanence within the school, as well as to combat and control school dropout, considering their socio- cultural and economic reality? What are the transition policies of technical training for the world of work? It is a complexity of questions that require scientific analysis, based on methodologies of a qualitative and quantitative nature, to understand its dynamics and offer subsidies for the formulation of public policies that contribute to the improvement of the quality of education in the country. Based on this problem, the general objective of this research is to understand the causes of avoidance and / or reduction of the student's time in technical education, searching for factors that contribute to educational and social development, analyzing models of actions developed directly for issues within a defined geographical and temporal space. Specifically, the objective is focused on the context of the significant increase in students dropping out of an Etec Technical Course in Vargem Grande do Sul, state of São Paulo, where a project has been developed in search of solutions to this problem since the year 2012. Based on the understanding of the factors that determine the abandonment and permanence of the student in the school through bibliographic research, the results of the application of a partnership project between the school and the private initiative for the offering of opportunities of paid employment, through vacancies for apprentice or trainee, relating the offer of a paid employment opportunity concomitant to the permanence and completion of the night technical course in the analyzed context.pt_BR
dc.description.sponsorshipMestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissionalpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisapt_BR
dc.subjectEnsino profissional e técnicopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.titleEstudos sobre a permanência e o abandono escolar em um curso técnico de uma escola técnica paulistapt_BR
dc.title.alternativeStudies on the permanence and the abandonment school in a technical course of a paulista technical schoolpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dcterms.subjectEducaçao e trabalhopt_BR
dcterms.tableOfContentsGDEP - Linha de Pesquisa 2: Formação do Formador - Projeto de pesquisa: Políticas para Educação Profissionalpt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UPEP_Estudossobreapermanênciaeoabandonoescolar_RubensEduardoBirochiMorgabel_2018.pdf1.76 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.