Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26967
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAZEVEDO, Marília Macorin de-
dc.contributor.authorGALVEZ JÚNIOR, Paulo Eduardo-
dc.contributor.otherFRANCO, Francisco Carlos-
dc.contributor.otherLANGHI, Celi-
dc.date.accessioned2024-12-09T20:08:20Z-
dc.date.available2024-12-09T20:08:20Z-
dc.date.issued2019-04-17-
dc.identifier.citationGALVEZ JÚNIOR, Paulo Eduardo. Formação Permanente do docente do ensino técnico do Centro Paula Souza: a opinião do participante. 81 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26967-
dc.description.abstractOs docentes de ensino técnico muitas vezes são profissionais que atuam no mercado de trabalho e possuem uma formação prática nas atividades que desempenham. A necessidade de adaptar essa experiência profissional em práticas de ensino faz com que sua formação seja cada vez mais relevante nas pesquisas de ensino profissional. O presente trabalho tem por objetivo identificar a opinião dos docentes que participaram da formação permanente sobre a influência dessa formação na sua prática docente. O trabalho possui abordagem qualitativa exploratória e o método usado foi uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo com amostragem por conveniência. Constatou-se que o relacionamento entre estrutura do curso, infraestrutura utilizada, no caso um ambiente virtual, carga horária e atuação dos tutores refletem diretamente não só no interesse do docente participante na formação, mas em sua expectativa de poder conclui-la, sua motivação e sua avaliação final, de acordo com 100% dos respondentes. Observou-se, a partir da opinião dos participantes, que uma formação permanente não tem somente o objetivo de atualizar os docentes em termos de novos conteúdos, mas também pode representar uma contribuição para desenvolvimento de novas práticas pedagógicas. Constatou- se que 92,8% dos respondentes considerou que há possibilidade de transferir de 80 a 100% dos conteúdos desenvolvidos, e 7,1% considerou que 60% dos conteúdos pode ajudar em sua prática docente.pt_BR
dc.description.abstractTechnical education teachers are often professionals who work in the labor market and have practical training in the activities they perform. The need to adapt this professional experience to teaching practices makes its training increasingly relevant in professional education research. The present work has as objective to identify the opinion of the teachers who participated in the permanent formation on the influence of this training in its teaching practice. The work has an exploratory qualitative approach and the method used was a bibliographical, documentary and field research with sampling for convenience. It was found that the relationship between the structure of the course, the infrastructure used, in the case of a virtual environment, time load and the role of the tutors directly reflect not only in the interests of the teacher participating in the training, but also in their expectation of being able to conclude it, and their final evaluation, according to 100% of the respondents. It was observed from the opinion of the participants that a permanent formation is not only aimed at updating teachers in terms of new contents but can also represent a contribution to the development of new pedagogical practices. It was found that 92.8% of the respondents considered that 80% to 100% of the developed content could be transferred, and 7.1% considered that 60% of the contents could help their teaching practice.pt_BR
dc.description.sponsorshipMestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissionalpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisapt_BR
dc.subjectEnsino profissional e técnicopt_BR
dc.subjectFormação continuada de professorpt_BR
dc.titleFormação permanente do docente do ensino técnico do Centro Paula Souza: a opinião do participantept_BR
dc.title.alternativePermanent training of technical education teachers at Centro Paula Souza: the participant’s opinionpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dcterms.subjectEducaçao e trabalhopt_BR
dcterms.tableOfContentsGDEP - Linha de Pesquisa: Gestão e Avaliação - Projeto de pesquisa: Gestão e Avaliação da Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Dissertações



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.