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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26965
Title: | Heutagogia e educação corporativa: a aquisição das competências estratégicas dos profissionais de recursos humanos no Brasil |
Other Titles: | Heutagogy and corporate education: the acquisition of strategic skills by human resources professionals in Brazil |
Authors: | AFFONSO, Andréa Judice |
Advisor: | LANGHI, Celi |
Other contributor: | TREFF, Marcelo Antonio GIORDANO, Carlos Vital |
type of document: | Dissertação |
Keywords: | Educação;Aprendizagem organizacional;Recursos humanos;Desenvolvimento organizacional;Mudança organizacional;Conhecimento;Capital humano;Empresas;Estratégia organizacional;Ensino e aprendizagem |
Issue Date: | 30-Apr-2024 |
Publisher: | UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa |
Citation: | AFFONSO, Andréa Judice. Heutagogia e educação corporativa: a aquisição das competências estratégicas dos profissionais de recursos humanos no Brasil. 162 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2024. |
Abstract: | A Heutagogia ou Aprendizagem Autodeterminada, surgiu nos anos 2000 como uma extensão à Andragogia. É caracterizada pela aprendizagem social, ética, autônoma, não linear e contínua, capaz de colocar o indivíduo como o centro de suas próprias mudanças. Aprender a aprender torna-se crucial para a adaptação às mudanças socioeconômicas e culturais características do século XXI. No ambiente corporativo, a adaptação em tempo real por parte de profissionais e empresas é exigida para que se produza uma resposta rápida às oportunidades e ameaças de um mercado em constante transformação. Gerir pessoas neste ambiente é, essencialmente, o desafio dos profissionais de Recursos Humanos (RH). Os profissionais considerados estratégicos se ocupam do desenvolvimento do Capital Humano, necessário para impulsionar o crescimento e a sustentabilidade do negócio, além de agregar valor de mercado às empresas onde atuam. Dessa forma, o objetivo geral desse trabalho é fornecer subsídios para o enfrentamento da complexidade do ambiente corporativo atual, a partir da identificação dos meios de aprendizagem que tornam os profissionais de RH estratégicos. Foi utilizado o método de pesquisa qualitativa exploratória, por meio de entrevistas com profissionais brasileiros e atuantes em RH, oriundos de diversas estruturas e segmentos de negócios. Os resultados apontaram que a aprendizagem social e colaborativa é o recurso predominante na aquisição e mobilização das competências valorizadas como estratégicas pelas organizações. Para apoiar no desenvolvimento dessas competências, o estudo sugere a criação de um espaço colaborativo e multidisciplinar, arquitetado para fomentar a aprendizagem heutagógica e agregar valor a carreira dos profissionais e estudantes da área de RH. Essa dissertação faz parte da Linha de Pesquisa Formação do Formador e Projeto de Pesquisa Ensino e Aprendizagem Heutagogy, or Self-Determined Learning, emerged in the 2000s as an extension of Andragogy. It is characterized by social, ethical, autonomous, non-linear, and continuous learning, which places the individual at the center of their own transformations. Learning to learn becomes crucial for adapting to the socioeconomic and cultural changes characteristic of the 21st century. In the corporate environment, real-time adaptation by professionals and companies is required to produce a rapid response to the opportunities and threats of a constantly changing market. Managing people in this environment is, essentially, the challenge of Human Resources (HR) professionals. Professionals considered strategic are responsible for developing human capital, which is necessary to drive business growth and sustainability, as well as to add market value to the companies where they work. Thus, the general objective of this work is to provide subsidies for coping with the complexity of the current corporate environment, based on the identification of learning methods that make HR professionals strategic. An exploratory qualitative research method was used, through interviews with Brazilian professionals working in HR, from various business structures and segments. The results showed that social and collaborative learning is the predominant resource in the acquisition and mobilization of skills valued as strategic by organizations. To support the development of these skills, the study suggests the creation of a collaborative and multidisciplinary space, designed to foster heutagogical learning and add value to the careers of HR professionals and students. This dissertation is part of the Research Line Teacher Training and Research Project: Teaching and Learning |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26965 |
Appears in Collections: | Dissertações |
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