Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26942
Title: Aprendizagem baseada em projetos em cursos superiores de tecnologia a distância: estudo de caso da FIAP
Other Titles: Project based learning in higher technology distance learning courses: FIAP case study
Authors: MENDES, Marta Hiromi
Advisor: LANGHI, Celi
Other contributor: SILVA, Renan Antônio da
FREITAS, Leandro Rubim de
FREIRE, Emerson
RAMIREZ, Rodrigo Avella
type of document: Dissertação
Keywords: Educação à distância;Ensino superior;Ensino e aprendizagem;Projetos
Issue Date: 17-Jun-2020
Publisher: UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
Citation: MENDES, Marta Hiromi. Aprendizagem baseada em projetos em cursos superiores de tecnologia a distância: estudo de caso da FIAP. 88 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2020.
Abstract: Com a demanda por cursos a distância aumentando no cenário educacional, é importante entender quais metodologias estão sendo aplicadas a essa modalidade de ensino. A maioria das instituições prefere, por questões financeiras, não investir em muitos recursos na elaboração dos cursos a distância, sem entender se o modelo praticado nos cursos presenciais é o melhor quando apenas transposto sem adaptações para outra modalidade. Além do desafio de produzir cursos de qualidade na modalidade a distância para o nível superior, as instituições também precisam analisar se os objetivos propostos estão de acordo com o perfil do estudante. Pensando em uma forma de tornar os processos de ensino e de aprendizagem significativos, o método de projetos foi estudado como uma das possíveis abordagens de cursos a distância. O presente trabalho tem por objetivo verificar os pressupostos para a aplicação adequada da Aprendizagem Baseada em Projetos em cursos superiores de tecnologia oferecidos na modalidade a distância. O método de pesquisa foi exploratório, com um estudo de caso realizado na FIAP – Centro Universitário1, instituição que aplica esse método em seus cursos. Os resultados indicaram que é possível desenvolver cursos com essa abordagem e que são necessários investimentos significativos por parte das instituições para se trabalhar com aprendizagem baseada em projetos. Como produto deste estudo foi proposto um modelo de aplicação de método de projetos para cursos de tecnologia a distância como um recurso para a aprendizagem significativa.
As the demand for distance learning courses has been increasing in the educational scenario, it is important to understand which methodologies are being applied to this type of teaching. Most institutions prefer, for financial reasons, not to invest in many resources in the preparation of distance courses, without understanding whether the model practiced in classroom courses is the best when only transposed without adaptations to another modality. In addition to the challenge of producing quality distance learning courses for higher education, institutions also need to analyze whether the proposed objectives are in accordance with the student's profile. In order to think of a way to make teaching and learning processes meaningful, the project method was studied as one of the possible approaches to distance learning courses. The present work aims to verify the assumptions for the adequate application of Project Based Learning in higher technology courses offered in distance learning. The research method was exploratory, with a case study carried out at FIAP - Centro Universitario2, an institution that applies this method in its courses. The results indicate that it is possible to develop courses with this approach and that significant investments by institutions are needed to work with project-based learning. As a product of this study, a project method application model for distance technology courses was proposed as a resource for meaningful learning.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26942
Appears in Collections:Dissertações



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.