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dc.contributor.advisorAZEVEDO, Marília Macorin de-
dc.contributor.authorVICARI, Ana Paula Ferreira-
dc.contributor.otherFERREIRA, Luiz Antonio-
dc.contributor.otherBATISTA, Sueli Soares dos Santos-
dc.date.accessioned2024-12-09T17:45:04Z-
dc.date.available2024-12-09T17:45:04Z-
dc.date.issued2019-04-04-
dc.identifier.citationVICARI, Ana Paula Ferreira. O programa de mobilidade acadêmica internacional do centro Paula Souza: percepção do aluno participante. 107 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26933-
dc.description.abstractA Educação Profissional e Tecnológica (EPT) desempenha um papel importante na formação e desenvolvimento de pessoas no Brasil, principalmente por visar a inserção de parte significativa da população no mundo do trabalho. Essa é uma das estratégias que norteiam as diretrizes de internacionalização da educação. A interação com outros países, idiomas e outras culturas possibilitam ao indivíduo um complemento importante em sua vida profissional. Para tanto, este estudo acerca da internacionalização da EPT aborda o Programa de Mobilidade Internacional do Centro Paula Souza, implantado em 2017 pela Assessoria de Relações Internacionais - ARInter. Se caracteriza como uma pesquisa qualitativa exploratória a partir de pesquisa bibliográfica, documental e de pesquisa de campo. Utilizou-se do modelo SERVQUAL para compreender as percepções dos alunos participantes do programa de mobilidade em relação à equipe da referida assessoria, professores e funcionários das Faculdades de Tecnologia - Fatecs, e das instituições de destino inseridas no processo de intercâmbio; e sobre os desafios e contribuições do programa para a vida profissional do estudante. Com a pesquisa, foi possível verificar as implementações institucionais instituídas com a implantação da ARInter, em agosto de 2016 e, analisar como o Programa de Mobilidade é avaliado, pela perspectiva do aluno participante. O resultado da pesquisa SERVQUAL identificou que os estudantes participantes do programa estão satisfeitos com as instituições de destino, porém, os serviços prestados pelo CEETEPS através da ARInter e por professores e funcionários das Fatecs de origem desses alunos, precisa ser aprimorado para atender as expectativas. Tais conclusões permitiram propor ações concretas relativas à gestão do Programa, como forma de aperfeiçoar esse processo.pt_BR
dc.description.abstractThe Professional Education (VET) have been an important participation in the shaping and development about people in Brasil. This is one of the strategies to guidelines the internationalization of education. The internship with other countries, languages and cultures gives to the individual a chance to improve your professional and personal life experience. Therefore, this research regarding the internationalization of Vocational and Technological Education adopts Centro Paula Souza´s International Mobility Program, implemented in 2017 by the International Relations Office - ARInter. It is characterized as a qualitative exploratory research based on bibliographical, documentary and field research. The SERVQUAL model was used to understand the perceptions of the students whom have took part of the mobility program in the relationship with such staff of the international office, teachers and employees of the Institutes of Technology - Fatecs, and the institutions of destination integrated in the exchange process; and the challenges and contributions of the program to the student's professional life. This research made possible to verify the institutional implementations instituted with the execution of ARInter in 2016 August and to analyze is the performance process of the Mobility Program from the students perspective. The result of the SERVQUAL survey identified that the students participating in the program are satisfied with the host institutions, however, the services provided by CEETEPS through ARInter and by teachers and staff of the Fatecs of those students' have to be improved to meet their expectations. These conclusions are allowed to propose concrete actions regarding the management of the Program, as well as a way to improve the referred process.pt_BR
dc.description.sponsorshipMestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissionalpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO programa de mobilidade acadêmica internacional do centro Paula Souza: percepção do aluno participantept_BR
dc.title.alternativeThe centro Paula Souza international academic mobility program: perception of the participating studentpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dcterms.subjectEducaçao e trabalhopt_BR
dcterms.tableOfContentsGDEP - Linha de Pesquisa: Gestão e Avaliação - Projeto de pesquisa: Gestão e Avaliação da Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
dcterms.type-pt_BR
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