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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26931
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | BATISTA, Sueli Soares dos Santos | - |
dc.contributor.author | PEREIRA, Daniel Capella | - |
dc.contributor.other | FINGERMANN, Natalia Noschese | - |
dc.contributor.other | FERNANDEZ, Senira Anie Ferraz | - |
dc.contributor.other | ALMEIDA, Ivanete Bellucci Pires de | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-09T17:39:51Z | - |
dc.date.available | 2024-12-09T17:39:51Z | - |
dc.date.issued | 2020-06-24 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, D. C. Expansão da educação profissional de nível médio no estado de São Paulo: classes descentralizadas do Centro Paula Souza. 98 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26931 | - |
dc.description.abstract | A presente dissertação surge da necessidade de estudos que demonstrem a importância das ações pontuais, dos programas e das políticas públicas voltados para à educação profissional (EP) no país. A EP vem ampliando seu espaço nas políticas educacionais e isso se deve ao processo de industrialização e globalização desenvolvido no Brasil no século XX. Esse importante segmento educacional integra, historicamente, decisões políticas fundamentais que afetam perspectivas econômicas e sociais em que se encontram em debate as relações entre qualidade e quantidade, público e privado e a centralização e descentralização. Esta pesquisa buscou responder a seguinte indagação: O que são as Classes Descentralizadas do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) no processo de expansão do ensino técnico de nível médio e qual é o seu papel no atendimento de demandas sociais e econômicas no Estado de São Paulo? Com base nesta pergunta, o objetivo geral desta pesquisa foi compreender as Classes Descentralizadas e identificar os reflexos deste programa educacional no processo de expansão da oferta de vagas e no atendimento de demandas sociais e econômicas no Estado de São Paulo. Para atingir tal objetivo foi necessário interpretar normas e documentos que regulam e instituem as Classes Descentralizadas e analisar informações relativas ao histórico, ao processo de implantação e continuidade das Classes Descentralizadas. A pesquisa bibliográfica abordou a história das políticas educacionais no Brasil sob a perspectiva e o contexto das políticas públicas e programas da Educação Profissional. A pesquisa documental reuniu elementos que explicam o funcionamento do programa, bem como a instituição que o adotou. Tais documentos oferecem subsídios para dimensionar o alcance e a influência das classes descentralizadas no cenário da Educação Profissional no Estado de São Paulo. Para tanto foram analisados dados institucionais preliminares, como o regimento e os documentos regulatórios das Classes Descentralizadas. Com o intuito de uma melhor compreensão do objeto da pesquisa foram realizadas entrevistas com supervisores pedagógicos regionais responsáveis pelo acompanhamento e aprovação deste programa educacional do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. A contribuição pretendida com este estudo ao identificar lacunas e possibilidades do programa educacional em tela foi apresentar e fornecer informações relevantes para a pesquisa e o estudo do projeto das Classes Descentralizadas, bem como do processo de expansão da educação profissional. | pt_BR |
dc.description.abstract | This thesis results from the need of studies that demonstrate the importance of specific actions, programs and public policies aimed at professional education (PE) in the country. PE has been expanding its participation in educational policies. This is due to the industrialization and globalization process that developed in Brazil in the last century. This important educational segment integrates fundamental political decisions that affect economic and social perspectives in a historical process in which the relations between quality and quantity, public and private, and centralization and decentralization are under debate. The research seeks to answer the following question: What, effectively, are the Decentralized Classes of Paula Souza State Center for Technological Education (CEETEPS) in the process of expansion of high school- level technical education and what is their role in meeting social and economic demands in the State of Sao Paulo? Based on this question, the general objective of the research is to understand the Decentralized Classes and to identify the reflexes of this educational program in the process of expanding the offer of places and in meeting social and economic demands in the State of São Paulo. In order for this objective to be achieved, it is necessary to interpret rules and documents that govern and establish the Decentralized Classes and to analyze information related to the history, the implementation process and the continuity of the Decentralized Classes. The bibliographic research addresses the history of educational policies in Brazil from the perspective of the context of public policies and Professional Education programs. The documentary research gathers elements that explain the operation of the program, as well as the institution that adopted it and offers subsidies to measure the reach and influence in the scenario of Professional Education in the State of São Paulo. To this end, preliminary institutional data are analyzed, such as the statute and regulatory documents of the decentralized classes. In order to better understand the subject matter of the research, interviews were conducted with regional pedagogical supervisors in charge of monitoring and approving the decentralized classes program of Paula Souza Center. The contribution intended with this study by identifying gaps and possibilities of the educational program on screen is presenting and contributing to the research and study of the decentralized classes project, as well as the process of expansion of professional education. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa | pt_BR |
dc.subject | Ensino profissional e técnico | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Classes sociais | pt_BR |
dc.title | Expansão da educação profissional de nível médio no estado de São Paulo: classes descentralizadas do Centro Paula Souza | pt_BR |
dc.title.alternative | Expansion of high school-level professional education in the state of São Paulo: decentralized classes of Paula Souza Center | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dcterms.subject | Educaçao e trabalho | pt_BR |
dcterms.tableOfContents | GDEP - Linha de Pesquisa 2: Formação do Formador - Projeto de pesquisa: Políticas para Educação Profissional | pt_BR |
dcterms.type | - | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações |
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