Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26922
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | KANAANE, Roberto | - |
dc.contributor.author | CUNEGUNDES, Simone Aparecida Torres de Souza | - |
dc.contributor.other | CRUZ, Rúbia Cristina | - |
dc.contributor.other | RAMIREZ, Rodrigo Avella | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-09T17:21:32Z | - |
dc.date.available | 2024-12-09T17:21:32Z | - |
dc.date.issued | 2020-06-15 | - |
dc.identifier.citation | CUNEGUNDES, Simone Aparecida Torres de Souza . Educação profissional: perspectivas sobre a formação de identidade empreendedora. Dissertação para o Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26922 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa aborda a caracterização da identidade empreendedora a partir de influências da Educação Profissional. Mostra-se expressiva ao elencar desafios educacionais emergentes em um cenário que, em constante transformação, abriga uma multiplicidade identitária condizente à volatilidade contemporânea. Tem-se como objetivo geral investigar as contribuições da Educação Profissional para a caracterização da identidade empreendedora de discentes do ensino médio com habilitação técnica profissional, tendo em vista a prática docente em uma instituição pública de ensino técnico. Ao mesmo tempo, como objetivo específico visa analisar o processo de formação empreendedora a partir da Educação Profissional e verificar a concepção de identidade empreendedora sob a ótica de diferentes atores educacionais (alunos, professores e coordenadores da unidade escolar). Trata-se de pesquisa descritiva, de enfoque misto (qualitativo e quantitativo), e como meio de investigação, utiliza-se de pesquisa bibliográfica e documental (livros, documentos institucionais, redes eletrônicas, dissertações, teses, artigos periódicos e revistas), tendo como principais autores norteadores da pesquisa Peterossi, Menino, Morin, Lane, Filion, Hall, Ciampa, Arroyo, Erikson, Schumpeter, Say, Berger e Luckmann, Hisrich, Peters e Shepherd. Contempla pesquisa de campo e estudo de caso com investigação empírica em uma Escola Técnica Estadual situada no Grande ABC Paulista, utilizando-se da aplicação de questionários eletrônicos. Os resultados indicaram que a Educação Profissional estabelece interface entre o processo de caracterização da identidade empreendedora de seus discentes e um modelo educacional consonante com as demandas do ambiente contemporâneo, porém este desenvolvimento vincula-se ao envolvimento e comprometimento dos diversos atores que circundam esta modalidade educativa (diretores, coordenadores, professores, familiares, e comunidade), no intuito de contribuir para o surgimento de aspectos identitários condizentes à identidade empreendedora discente. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research addresses the development of entrepreneurial identity taking the influence of Professional Education into account and highlights emerging educational challenges in a constantly changing scenario, whose volatility embraces multi-faceted identities. The general objective is to investigate the contribution of Professional Education to the development of the entrepreneurial identity in high school students doing vocational training, focusing on the teaching practice in a state-funded public institution. At the same time, it is targeted to study the development of entrepreneurial skills through the Professional Education and analyze the entrepreneurial identity from different educational standpoints (students, teachers and school coordinators). It is a descriptive research with qualitative and quantitative focus and uses bibliographical references such as books, institutional documents, electronic networks, dissertations, theses, periodical articles and magazines. The publication features the work of authors such as Peterossi, Menino, Morin, Lane, Filion, Hall, Ciampa, Arroyo, Erikson, Schumpeter, Say, Berger & Luckmann, Hisrich, Peters & Shepherd. It also includes a field research and case study with empirical investigation, both conducted in a state-funded vocational school located in a Brazilian region of Grande ABC (São Paulo State). The results obtained from conducted interviews and questionnaires indicated that the Professional Education establishes an interface between the entrepreneurial identity development process for students and an educational model aligned with contemporary environmental demands; however, it depends on the commitment of the involved actors (Directors, coordinators, teachers, family, and community) so that this involvement contributes to the development of consistent entrepreneurial identity aspects in the students. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Empreendedorismo | pt_BR |
dc.title | Educação profissional: perspectivas sobre a formação de identidade empreendedora | pt_BR |
dc.title.alternative | Professional education: perspectives on the process of building an entrepreneurial identity | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dcterms.subject | Educaçao e trabalho | pt_BR |
dcterms.tableOfContents | GDEP - Linha de Pesquisa 2: Formação do Formador - Projeto de pesquisa: Práticas da Educação Profissional e Tecnológica e Educação Corporativa | pt_BR |
dcterms.type | - | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
UPEP_Educaçãoprofissionalperspectivassobreaformação_SimoneAparecidaTorresdeSouzaCunegundes_2020.pdf | 1.36 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.