Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26910
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LANGHI, Celi | - |
dc.contributor.author | CORDEIRO, Denilson de Sousa | - |
dc.contributor.other | VENDRAMETTO, Oduvaldo | - |
dc.contributor.other | AZEVEDO, Marília Macorin de | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-09T16:38:19Z | - |
dc.date.available | 2024-12-09T16:38:19Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-11 | - |
dc.identifier.citation | CORDEIRO, Denilson de Sousa. Educação corporativa no ambiente militar: práticas no contexto de uma subdivisão da Força Aérea Brasileira. 136 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26910 | - |
dc.description.abstract | Profissionais podem se submeter a práticas de educação corporativa no contexto das organizações onde atuam, o que ocorre em organizações privadas ou públicas e, dentre estas, em organizações militares. O objetivo deste trabalho foi analisar se as práticas de educação corporativa da Subdivisão de Aeródromos (DO-AGA) estão alinhadas ao planejamento estratégico do Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE), organização militar da Força Aérea Brasileira (FAB). Isto contribuiu para uma compreensão mais ampla de como as práticas de educação corporativa no âmbito das Forças Armadas possibilitam o desenvolvimento dos profissionais, com oportunidades para aquisição de competências profissionais, pessoais e sociais, alinhadas às competências organizacionais. A revisão da literatura deste estudo reuniu trabalhos de autores sobre educação corporativa, avaliação e andragogia. Acerca dos procedimentos metodológicos da pesquisa, foi realizado um estudo exploratório com abordagem qualitativa, por meio de estudo de caso, com fontes obtidas a partir de pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. Os resultados confirmam a existência de objetivos e metas estratégicos por parte da organização militar e de práticas de educação corporativa na subdivisão em questão. Conclui-se que as práticas de educação corporativa na DO-AGA estão alinhadas ao planejamento estratégico do CRCEA-SE. A pesquisa foi realizada na área de concentração Estudo e Trabalho, dentro da linha de pesquisa Formação do Formador e com foco no tema Aprendizagem Organizacional e Educação Corporativa. O produto final da pesquisa é um documento de referência para a elaboração de planejamento estratégico nas organizações com foco em Gestão do Conhecimento, Memória Organizacional, Competências Pessoais, Capital Intelectual e Capital Humano. | pt_BR |
dc.description.abstract | Professionals can undergo corporate education practices in the context of the organizations where they work, which occurs in private or public organizations and, among these, in military organizations. The objective of this work was to analyze whether the corporate education practices of the Aerodrome Subdivision (DO-AGA) are aligned with the strategic planning of the Southeast Regional Airspace Control Center (CRCEA-SE), a military organization of the Brazilian Air Force (FAB). This contributed to a broader understanding of how corporate education practices within the Armed Forces enable the development of professionals, with opportunities to acquire professional, personal and social skills, aligned with organizational skills. The literature review of this study gathered works by authors on corporate education, evaluation, and andragogy. Regarding the methodological procedures of the research, an exploratory study was carried out with a qualitative approach, through a case study, with sources obtained from bibliographic research and documental research. The results confirm the existence of strategic objectives and goals on the part of the military organization and corporate education practices in the subdivision in question. It is concluded that corporate education practices at DO-AGA are aligned with CRCEA-SE's strategic planning. The research was carried out in the Study and Work concentration area, within the Training of the Trainer research line and focusing on the theme Organizational Learning and Corporate Education. The final product of the research is a reference document for the elaboration of strategic planning in organizations with a focus on Knowledge Management, Organizational Memory, Personal Skills, Intellectual Capital and Human Capital. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa | pt_BR |
dc.subject | Planejamento estratégico | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Educação corporativa no ambiente militar: práticas no contexto de uma subdivisão da Força Aérea Brasileira | pt_BR |
dc.title.alternative | Corporate education in the military environment: practices in the context of a subdivision of the Brazilian Air Force | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dcterms.subject | Educaçao e trabalho | pt_BR |
dcterms.tableOfContents | GDEP - Linha de Pesquisa 2: Formação do Formador - Projeto de pesquisa: Aprendizagem Organizacional e Educação Corporativa | pt_BR |
dcterms.type | - | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
UPEP_Educaçãocorporativanoambientemilitar_DenilsondeSousaCordeiro_2022.pdf | 1.44 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.