Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26881
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRAMIREZ, Rodrigo Avella-
dc.contributor.authorMATOS, Thiago Vieira de-
dc.contributor.otherMIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti-
dc.contributor.otherMARTINS, Denise Maria-
dc.contributor.otherPETEROSSI, Helena Gemignani-
dc.date.accessioned2024-12-06T21:22:05Z-
dc.date.available2024-12-06T21:22:05Z-
dc.date.issued2022-05-30-
dc.identifier.citationMATOS, Thiago Vieira de. Eu docente: estudo da formação do professor no programa jovem aprendiz de uma instituição de ensino profissional. 152 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26881-
dc.description.abstractO trabalho que aqui se apresenta objetiva compreender como se estruturam os processos de formação docente dos professores que atuam no Programa de Aprendizagem Profissional ofertado pelo SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, através de uma de suas unidades, na cidade de São Paulo. O perfil da investigação é derivado de estudos realizados na linha de pesquisa ‘Formação do Formador, alinhado ao projeto ‘Saberes e Trabalho Docente’ da Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do CEETEPS, desenvolvido em colaboração no grupo cadastrado no diretório CNPq ‘Saberes e trabalho docente em Educação Profissional’. Considera-se que a atuação do docente, um profissional que reflete sobre sua prática, está no centro da dinâmica de ensino-aprendizagem e, na condução do seu ofício, o professor desenvolve saberes e dá novos significados aos conteúdos que são parametrizados a partir das diretrizes curriculares dos governos e instituições de ensino em que atuam. Para tanto, utiliza-se como lente teórica os estudos na área de currículo apresentados pelos autores Tomás Tadeu da Silva, Michael Young, Michael Apple, José Gimeno Sacristàn; na área de formação docente e prática por Antoni Zabala, Maurice Tardif e Lee Shulman. A metodologia proposta percorre o caminho das narrativas, em que a voz do docente se faz presente na construção e reflexão do conhecimento pedagógico. O método e os procedimentos de pesquisa adotados são questionários estruturados e entrevistas semiestruturadas com os professores atuantes no programa, bem como uma breve análise documental da legislação vigente e documentos institucionais disponibilizados pela instituição de ensino. Pretende-se, como produto do trabalho aqui empenhado, apresentar o que se conhece por comunidades investigativas, zona de pesquisa e desenvolvimento profissional em que o compartilhamento das experiências narradas pelo coletivo docente sejam recursos para o seu desenvolvimento profissional.pt_BR
dc.description.abstractThe work presented here aims to understand how the processes of teacher training are structured for teachers who work in the Professional Learning Program offered by SENAC - National Service for Commercial Learning, through one of your school units located in the city of São Paulo. The profile of the investigation is derived from studies carried out in the research line 'Training the Trainer, aligned with the project 'Knowledge and Teaching Work' of the Postgraduate, Extension and Research Unit of CEETEPS, developed in collaboration with the group registered in the CNPq directory ' Knowledge and teaching work in Professional Education”. It is considered that the performance of the teacher, a professional who reflects on their practice, is at the center of the teaching-learning dynamics and, in carrying out their work, the teacher develops knowledge and gives new meanings to the contents that are parameterized from the curriculum guidelines of governments and educational institutions in which they operate. To this end, studies in the curriculum area presented by the authors Tomás Tadeu da Silva, Michael Young, Michael Apple, José Gimeno Sacristàn; in the area of teacher education and practice by Antoni Zabala, Maurice Tardif e Lee Shulman. The proposed methodology follows the path of narratives, in which the teacher's voice is present in the construction and reflection of pedagogical knowledge. The research method and procedures adopted are structured questionnaires and semi-structured interviews with professors working in the program, as well as a brief documentary analysis of current legislation and institutional documents made available by the educational institution. It is intended, as a product of the work undertaken here, to present what is known as investigative communities, research and professional development zones in which the sharing of experiences narrated by the teaching collective became resources for their professional development.pt_BR
dc.description.sponsorshipMestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissionalpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisapt_BR
dc.subjectFormação continuada de professorpt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleEu docente: estudo da formação do professor no programa jovem aprendiz de uma instituição de ensino profissionalpt_BR
dc.title.alternativeI teacher: study of teacher education in the young apprentice program of a professional education institutionpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dcterms.subjectEducaçao e trabalhopt_BR
dcterms.tableOfContentsGDEP - Linha de Pesquisa 2: Formação do Formador - Projeto de pesquisa: Saberes e Trabalho Docentept_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UPEP_Eudocenteestudodaformaçãodoprofessor_ThiagoVieiradeMatos_2022.pdf1.88 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.