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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26873
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | GIORDANO, Carlos Vital | - |
dc.contributor.author | SOUZA, Lucas Tosi Dias de | - |
dc.contributor.other | TREFF, Marcelo Antonio | - |
dc.contributor.other | KANAANE, Roberto | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-06T21:06:46Z | - |
dc.date.available | 2024-12-06T21:06:46Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-12 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Lucas Tosi Dias de. Motivação para aprender e gamificação na educação profissional. 111 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26873 | - |
dc.description.abstract | Nesta pesquisa, foi desenvolvido um estudo sobre a gamificação e suas correlações com a motivação para aprender na educação profissional. Para tanto, foram utilizadas as metodologias de revisão da literatura e a pesquisa de casos de gamificação aplicados à educação. A metodologia escolhida permite levantar, reunir e avaliar criticamente a literatura já produzida acerca da gamificação, possibilitando a síntese dos resultados obtidos e, consequentemente, a base teórica e prática necessária para a construção do guia. Revisaram-se pesquisas acerca do processo de ensino-aprendizagem, da motivação, do ensino profissional e da gamificação, possibilitando a apresentação de diversas estratégias gamificadas. Definiu-se como problema de pesquisa a indagação: quais são as relações da gamificação com a motivação para aprender dos discentes da educação profissional? Desse modo, estabeleceu-se como objetivo geral da pesquisa analisar como a prática de ensino baseada na gamificação se correlaciona com a motivação para aprender dos discentes da educação profissional. Os objetivos específicos centraram-se em: identificar estratégias de ensino aplicadas à educação profissional; investigar projetos que utilizaram a gamificação no contexto da educação profissional; descrever as influências da gamificação na motivação intrínseca e extrínseca dos alunos; produzir guia com instruções e exemplos de gamificação em conteúdos escolares. A partir das teorias pesquisadas e dos resultados obtidos, elaborou-se um guia que apresenta os elementos básicos necessários para o docente elaborar sua própria estratégia gamificada, além de reunir exemplos que possam ser aplicados nas disciplinas ou servirem de inspiração no desenvolvimento das próprias estratégias. | pt_BR |
dc.description.abstract | In this research, a study was developed on gamification and its correlations with the motivation to learn in professional education. For this purpose, the research was based on literature review and research of gamification cases applied to education. The chosen methodology allows to raise, gather and critically evaluate the literature already produced about gamification, allowing the synthesis of the results obtained and, consequently, the theoretical and practical basis necessary for the construction of the guide. Researches on the teaching-learning process, motivation, professional teaching and gamification were reviewed, allowing the presentation of several gamified strategies. The research question was defined as: how does gamification correlate with student motivation in professional education? Thus, it was established as the general objective of the research to analyze gamification as a teaching strategy for professional education. The specific objectives focused on identifying teaching strategies applied to professional education; investigate projects that used gamification in the context of professional education; describe the influences of gamification on students intrinsic and extrinsic motivation; produce a guide with instructions and examples of gamification in school content. There was a scarcity of research that presents practical solutions for the development of gamification in professional education, thus, the product consists of the elaboration of a guide that presents the basic elements necessary for the teacher to elaborate his own gamified strategy, in addition to gathering examples that can be applied in the disciplines or serve as inspiration in the development of their own strategies. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Motivação para aprender e gamificação na educação profissional | pt_BR |
dc.title.alternative | Motivation to learn and gamification in professional education | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dcterms.subject | Educaçao e trabalho | pt_BR |
dcterms.tableOfContents | - | pt_BR |
dcterms.type | GDEP – Desenvolvimento de Material Didático e Instrucional | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações |
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UPEP_Motivaçãoparaaprenderegamificação_LucasTosiDiasdeSouza_2021.pdf | 788.25 kB | Adobe PDF | View/Open |
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