Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26868
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBATISTA, Sueli Soares dos Santos-
dc.contributor.authorFERREIRA, Fábia Duarte-
dc.contributor.otherIANNACE, Ricardo-
dc.contributor.otherFREIRE, Emerson-
dc.date.accessioned2024-12-06T21:02:41Z-
dc.date.available2024-12-06T21:02:41Z-
dc.date.issued2022-06-27-
dc.identifier.citationFERREIRA, Fábia Duarte. Formação cultural na educação profissional e tecnológica: a experiência da leitura. 83 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26868-
dc.description.abstractA presente pesquisa surge da necessidade de manifestar a importância da formação cultural na Educação Profissional e Tecnológica, por meio da prática da leitura e da troca de experiências. Pretende-se apresentar um caminho para o trabalho da leitura, tendo como princípio educativo a formação do discente em sua integralidade, considerando o papel humanizador e transformador da leitura. Para tanto, este estudo busca responder: Como articular a prática da leitura na formação profissional técnica e tecnológica, através da troca de experiências considerando o papel cultural e formativo da escola? Com base nessa indagação, constitui-se como objetivo geral demonstrar como o fomento da leitura cria condições de apropriação cultural e formação do discente com capacidade de reflexão, problematização e transformação, no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Os objetivos específicos são: a) analisar e descrever o acesso à cultura, a prática da leitura e a valorização das experiências; b) examinar as diretrizes curriculares no que diz respeito à articulação entre educação, trabalho e cultura; c) identificar os desafios da prática da leitura na Educação Profissional e Tecnológica; d) observar a prática da leitura como uma ferramenta para o processo emancipatório dos discentes. Neste estudo, utilizou-se as pesquisas bibliográfica e documental, sobre as temáticas que aludem a questão de pesquisa e os objetivos do estudo, bem como uma pesquisa-ação, no contexto da EPT do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS). A pesquisadora participou de uma proposta de intervenção no Clube do Livro da Fatec Jundiaí, com a discussão do livro Fahrenheit 451, como participante do desenvolvimento e execução da proposta a se dispõe a analisar. No desenvolvimento do estudo, foi verificada a importância da prática da leitura na EPT para formação integral do aluno-leitor. Como resultado, o estudo apresenta reflexões para subsidiar a formação de políticas públicas em relação ao acesso e formação cultural dos alunos, sendo frutífera a aproximação entre educação, trabalho e cultura.pt_BR
dc.description.abstractThis research arises from the need to manifest the importance of cultural training in Professional and Technological Education, through the practice of reading and the exchange of experiences. It is intended to present a path to the work of reading, having as educational principle the formation of the student in its integrality, considering the humanizing and transforming role of reading. To this end, this study seeks to answer: How to articulate reading practice in technical and technological professional training, through the exchange of experiences considering the cultural and formative role of the school? Based on this inquiry, the general objective is to demonstrate how the promotion of reading creates conditions of cultural appropriation and training of students with capacity for reflection, problematization and transformation, in the context of Professional and Technological Education (PTS). The specific objectives are: a) to analyze and describe access to culture, the practice of reading and the valorization of experience; b) to examine the curricular guidelines regarding the articulation between education, work and culture; c) identify the challenges of reading practice in Professional and Technological Education; d) to observe the practice of reading as a tool for the emancipatory process of students. In this dissertation study, we used bibliographic and documentary research on the themes that allude to the research question and the objectives of the study, as well as an action research, in the context of the PtSD of the State Center of Technological Education Paula Souza (CEETEPS). The researcher participated in an intervention proposal, in the Book Club of Fatec Jundiaí, with the discussion of the book Fahrenheit 451, as a participant in the development and execution of the proposal which is the aim of analysis. In the development of the study, the importance of reading practice in PTSD for integral student-reader training was verified. As a result, the study presents reflections to support the formation of public policies in relation to the access and cultural formation of students, and the approximation between education, work and culture is fruitful.pt_BR
dc.description.sponsorshipMestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissionalpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisapt_BR
dc.subjectEnsino profissional e técnicopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.titleFormação cultural na educação profissional e tecnológica: a experiência da leiturapt_BR
dc.title.alternativeCultural training in professional and technological education: the experience of readingpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dcterms.subjectEducaçao e trabalhopt_BR
dcterms.tableOfContentsGDEP - Linha de Pesquisa 1: Políticas, Gestão e Avaliação - Projeto de pesquisa: Gestão, Avaliação e Organização da Educação Profissionalpt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UPEP_Formaçãoculturalnaeducaçãoprofissional_FábiaDuarteFerreira_2022.pdf1.4 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.