Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26865
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LANGHI, Celi | - |
dc.contributor.author | DAVID, André de Freitas | - |
dc.contributor.other | FERREIRA, Ruhena Kelber Abrão | - |
dc.contributor.other | AZEVEDO, Marília Macorin de | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-06T20:54:20Z | - |
dc.date.available | 2024-12-06T20:54:20Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-30 | - |
dc.identifier.citation | DAVID, A. F. Educação corporativa a distância: um estudo sobre materiais instrucionais para uma microempresa contábil. 100 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26865 | - |
dc.description.abstract | Com o aumento da demanda por mão de obra qualificada, é importante compreender o papel da educação corporativa, bem como quais estratégias e práticas podem ser adotadas para que os colaboradores se tornem cada vez mais preparados para desenvolverem seus trabalhos. As corporações buscam promover programas de capacitação tendo em vista as diferentes modalidades de ensino e os impactos que cada uma delas representa para a educação corporativa. Pensando em formas de tornar o processo de aprendizagem significativo, foi estudado como implementar um curso de capacitação desenvolvido com base na teoria da aprendizagem significativa na modalidade a distância para os colaboradores de uma microempresa. O objetivo geral dessa pesquisa é identificar, a partir da oferta de estratégias oferecidas pela educação corporativa, quais podem ser utilizadas para promover a aprendizagem dos profissionais de uma microempresa de contabilidade situada na cidade de São Paulo. Quanto à sua natureza foi desenvolvida uma pesquisa aplicada, com objetivo exploratório e abordagem mista. O procedimento para a coleta de dados foi uma pesquisa do tipo Survey, e o método para a coleta de dados foi a aplicação de questionários. Para tanto, foi elaborado e realizado um curso de capacitação junto aos colaboradores de uma microempresa contábil. Após a realização do curso foi possível observar melhora nos resultados obtidos pelos colaboradores em um teste com questões abordadas no curso. O trabalho conclui que o curso desempenhou papel relevante nos resultados obtidos pelos colaboradores, sendo mais significativo para aqueles com menor grau de instrução. Como produto desta dissertação foi gerado um curso de capacitação, elaborado a partir das necessidades identificadas junto aos gestores da empresa. | pt_BR |
dc.description.abstract | With the increasing demand for qualified labor, it is important to understand the role of corporate education and what strategies and practices can be adopted so that employees become increasingly prepared to develop their work. Corporations seek to promote training programs taking into account the different types of teaching and the impacts that each one has for corporate education. Thinking of ways to make the learning process meaningful, we studied how to implement a training course developed based on the theory of meaningful distance learning for employees of a microenterprise. The general objective of this research is to identify, from the offer of strategies offered by corporate education, which can be used to promote the learning of professionals in an accounting microenterprise located in the city of São Paulo. As for its nature, an applied research was developed, with an exploratory objective and a mixed approach. The procedure for data collection was a Survey-type survey, and the method for data collection was the application of questionnaires. To this end, a training course was designed and held for employees of a micro-accounting company. After taking the course, it was possible to observe an improvement in the results obtained by employees in a test with questions addressed in the course. The work concludes that the course played a relevant role in the results obtained by employees, being more significant for those with less education. As a product, this dissertation generated the training course, elaborated from the needs identified with the company's managers. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa | pt_BR |
dc.subject | Educação à distância | pt_BR |
dc.title | Educação corporativa a distância: um estudo sobre materiais instrucionais para uma microempresa contábil | pt_BR |
dc.title.alternative | Distance corporate education: a study of instructional materials for na accounting microenterprise | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dcterms.subject | Educaçao e trabalho | pt_BR |
dcterms.tableOfContents | GDEP - Linha de Pesquisa 2: Formação do Formador - Projeto de pesquisa: Práticas da Educação Profissional e Tecnológica e Educação Corporativa | pt_BR |
dcterms.type | GDEP – Desenvolvimento de Material Didático e Instrucional | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
UPEP_Educaçãocorporativaadistância_AndrédeFreitasDavid_2021.pdf | 889.8 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.