Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26853
Título: Candidíase oral por uso de prótese dentária em idosos
Título(s) alternativo(s): Oral candidiasis due to the use of dentures in elderly people
Autor(es): LIRA, Emily Marques
CASTILHO, Solange
SANTOS, Vitória Gabrielle Rodrigues dos
Orientador(es): FONSECA, Angélica Cristina
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Saúde bucal;Serviços de saúde para idosos
Data do documento: Jun-2024
Editor: 135
Referência Bibliográfica: LIRA, Emily Marques; CASTILHO, Solange; SANTOS, Vitória Gabrielle Rodrigues. Candidíase oral por uso de prótese dentária em idoso. 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Saúde Bucal) - Escola Técnica Estadual "Rodrigues de Abreu", Bauru, 2024.
Resumo: Infelizmente é nítido como a higienização bucal nos idosos ainda é um problema persistente. Aqueles que fazem uso da prótese dentária (prótese dentária removível parcial ou total) precisam redobrar os cuidados de higienização bucal, para assim, prevenir a candidíase oral. A candidíase oral é uma doença, infecção fúngica, provocada por fungos. Esses fungos se proliferam em locais de ambientes quentes e úmidos. A candidíase mais frequente é causada pela Cândida albicans, acometendo a mucosa e a pele, mais conhecida também por sapinho. A candidíase protética aparece em quem usa prótese dentária e não faz a higienização corretamente da prótese e também da língua e das gengivas. Disto isso, observa-se a importância da consulta periódica ao dentista e a correta higienização oral. Esse trabalho foi realizado com o intuito de avaliar as condições bucais de pacientes idosos residentes na casa de repouso Clínica Geriátrica “Bem Estar” de Bauru/SP. Tais idosos foram selecionados segundo o nível de compreensão, ou seja, de acordo com o grau de lucidez e assim as respostas mais coerentes foram anotadas. Foram avaliados na clínica geriátrica 11 pacientes, sendo oito mulheres e três homens. Concluímos assim, que o índice de uma boa escovação é muito baixo e muito precário, sendo necessário palestras de conscientização, bem como disseminação de informação tanto aos idosos assim como seus cuidadores para evitar ainda mais o risco de desenvolver qualquer patologia oral, dentre elas principalmente a candidíase. O cuidado com a saúde bucal dever ser mais intensificada, há uma grande precariedade e falta de conhecimento da grandeza da importância que é a higienização bucal.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26853
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
saudebucal_2024_1_emilylira_candidiaseoralporusode protesedentariaemidosos.pdf173.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.