Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26835
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPRADOS, Rosália Maria Netto-
dc.contributor.authorMONTEIRO, Bruno dos Santos-
dc.contributor.otherMORAES, Vania de-
dc.contributor.otherSANTANA, Fernanda Castilho-
dc.date.accessioned2024-12-06T20:25:20Z-
dc.date.available2024-12-06T20:25:20Z-
dc.date.issued2024-03-14-
dc.identifier.citationMONTEIRO, Bruno dos Santos. Saberes docentes na educação profissional: o exercício do trabalho por projetos na formação profissional 65f. Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26835-
dc.description.abstractO presente estudo foi desenvolvido no programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, na linha de pesquisa Formação do Formador, concentrado no projeto de Saberes e Trabalho Docente. Este tema trata de saberes e o trabalho docente por projetos. Justifica-se o interesse neste estudo, já que discutir a formação continuada do docente é relevante em educação profissional, pois esta se encontra em constante mudança, dadas as especificidades e exigências da sociedade contemporânea e mercado de trabalho. Teve como objetivos: contribuir com as práticas docentes, por meio da análise de saberes e práticas pedagógicas interdisciplinares, para o desenvolvimento do trabalho por projetos, ressaltando a importância da formação continuada do docente atuante na educação profissional; explicitar a interdisciplinaridade, a multidisciplinaridade e a transdisciplinaridade na educação profissional e tecnológica, elencando suas características e peculiaridades no cenário educacional; discutir acerca do planejamento de trabalho por projetos no curso técnico em Gastronomia realizados em uma escola técnica estadual localizada na cidade de São Paulo e prospectar como produto um projeto de formação continuada para professores atuantes na educação profissional. O método utilizado foi o de pesquisa exploratória e descritiva, de natureza aplicada e abordagem qualitativa, por meio da análise e observação de uma prática educacional de desenvolvimento de um projeto em uma unidade estadual de ensino técnico. Além da revisão bibliográfica, a fim de se fundamentar presente a observação participante apresenta-se, também, uma pesquisa de campo para coletar informações sobre o objeto de estudo em questão. Os resultados da prática do projeto está contextualizado neste estudo e os dados obtidos pela pesquisa sobre a temática demonstram que o processo de ensino-aprendizagem se torna mais efetivo e significativo para os discentes, quando se unem saberes, resultando em práticas interdisciplinares durante a formação profissional.pt_BR
dc.description.abstractThe present study was developed in the Master's program in Management and Development of Professional Education, at the Paula Souza State Center for Technological Education, in the Trainer Training research line, focused on the Knowledge and Teaching Work project. This theme deals with knowledge and teaching work through projects. The interest in this study is justified, since discussing the continuing education of teachers is relevant in professional education, as this is constantly changing, given the specificities and demands of contemporary society and the job market. Its objectives were: to contribute to teaching practices, through the analysis of knowledge and interdisciplinary pedagogical practices, for the development of project work, highlighting the importance of continued training for teachers working in professional education; explain interdisciplinarity, multidisciplinarity and transdisciplinarity in professional and technological education, listing their characteristics and peculiarities in the educational scenario; discuss the planning of project work in the technical course in Gastronomy carried out at a state technical school located in the city of São Paulo and prospect as a product a continuing training project for teachers working in professional education. The method used was exploratory and descriptive research, of an applied nature and a qualitat ive approach, through the analysis and observation of an educational practice of developing a project in a state technical education unit. In addition to the bibliographical review, in order to support participant observation, field research is also presented to collect information about the object of study in question. The results of the project practice are contextualized in this study and the data obtained through research on the subject demonstrate that the teaching- lear ning process becomes more effective and meaningful for students, when knowledge is combined, resulting in interdisciplinary practices during professional training.pt_BR
dc.description.sponsorshipMestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissionalpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleSaberes docentes na educação profissional: o exercício do trabalho por projetos na formação profissionalpt_BR
dc.title.alternativeTeaching knowledge in professional education: the exercise of project work in professional trainingpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dcterms.subjectEducaçao e trabalhopt_BR
dcterms.tableOfContentsGDEP - Linha de Pesquisa 2: Formação do Formador - Projeto de pesquisa: Saberes e Trabalho Docentept_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UPEP_ Saberesdocentesnaeducaçãoprofissional_BrunodosSantosMonteiro_2024.pdf1.21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.