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dc.contributor.advisorBATISTA, Sueli Soares dos Santos-
dc.contributor.authorSOUZA, Priscila Ribeiro Brustelo de-
dc.contributor.otherBRANDÃO, Carlos da Fonseca-
dc.contributor.otherCONSTANTINO, Paulo Roberto Prado-
dc.date.accessioned2024-12-06T20:18:12Z-
dc.date.available2024-12-06T20:18:12Z-
dc.date.issued2023-04-12-
dc.identifier.citationSOUZA, Priscila Ribeiro Brustelo de. Políticas de internacionalização da educação profissional e tecnológica: um estudo a partir das instituições CEETEPS e DUOC UC. 98 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26831-
dc.description.abstractA internacionalização da educação tem sido destaque há mais de duas décadas nos debates sobre educação pelo mundo e vem sendo implantada nos sistemas de ensino em todos os níveis, especialmente no Ensino Superior e pós-graduação, ainda que não se tenha pleno entendimento sobre suas motivações socioeconômicas, sua relevância para os objetivos educacionais, sua efetividade para as instituições e sobre seus resultados para a sociedade. Nas conferências sobre o tema, a internacionalização da educação é apontada como uma estratégia de desenvolvimento necessária e urgente para o Cone Sul. Há carências de pesquisas e registros quanto à internacionalização da educação entre países do Sul global e com enfoque na educação profissional e tecnológica. A contribuição dessa pesquisa é trazer elementos para suprir essas lacunas, podendo inspirar mais investigações sobre o tema da internacionalização da educação profissional e tecnológica e da cooperação regional nesse contexto. O presente trabalho busca responder a seguinte questão: como as ações conjuntas previstas na parceria entre o CEETEPS, instituição brasileira, e a Duoc UC, chilena, contribuem para o desenvolvimento da internacionalização da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do Cone Sul? O objetivo geral é investigar o tema da internacionalização da educação profissional e tecnológica e o compartilhamento de ações para benefícios educacionais mútuos entre instituições de ensino congêneres do Brasil e do Chile. Como objetivos específicos, busca-se compreender através dos textos as políticas de internacionalização e de cooperação regional; identificar os termos da parceria, as ações previstas e as ações que puderam ser realizadas, apesar dos impactos da pandemia de Covid-19; caracterizar as instituições em suas atuações na formação profissional e tecnológica. Na análise documental, foi possível identificar a realização de ações na parceria que contribuem para o desenvolvimento da internacionalização da EPT na perspectiva de cooperação regional. Neste estudo, a partir da cooperação identificada entre as instituições de EPT, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, tendo como procedimento um estudo de caso único, com análise bibliográfica e documental. A presente investigação deriva da linha de pesquisa ‘Políticas, Gestão e Avaliação’, área de concentração ‘Educação e Trabalho’, desenvolvida no curso de mestrado profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, da Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do CEETEPS.pt_BR
dc.description.abstractThe internationalization of education has been highlighted for more than two decades in debates on education around the world and has been implemented in education systems at all levels, especially in Higher Education and Postgraduate studies, although there is no full understanding of its motivations. socioeconomic conditions, its relevance to educational objectives, its effectiveness for institutions and on its results for society. In conferences on the subject, the internationalization of education is pointed out as a necessary and urgent development strategy for the Southern Cone. There is a lack of research and records regarding the internationalization of education among countries in the global South and with a focus on professional and technological education. The contribution of this research is to bring elements to fill these gaps, which may inspire further investigations on the theme of internationalization of professional and technological education and regional cooperation in this context. The present work seeks to answer the following question: how do the joint actions foreseen in the partnership between CEETEPS, a Brazilian institution, and Duoc UC, from Chile, contribute to the development of the internationalization of Professional and Technological Education (EPT) in the Southern Cone? The general objective is to investigate the theme of the internationalization of professional and technological education and the sharing of actions for mutual educational benefits between similar educational institutions in Brazil and Chile. As specific objectives, we seek to understand through the texts the policies of internationalization and regional cooperation; identify the terms of the partnership, the planned actions and the actions that could be carried out, despite the impacts of the Covid-19 pandemic; to characterize the institutions in their actions in professional and technological training. In the documental analysis, it was possible to identify the performance of partnership actions that contribute to the development of the internationalization of the EPT in the perspective of regional cooperation. In this study, based on the cooperation identified between the EPT institutions, a research with a qualitative approach was carried out, using a single case study as a procedure, with bibliographical and documental analysis. The present investigation derives from the line of research 'Policies, Management and Evaluation', concentration area 'Education and Work', developed in the professional master's course in Management and Development of Professional Education, of the Post-Graduation, Extension and Research Unit of the CEETEPS.pt_BR
dc.description.sponsorshipMestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissionalpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino profissional e técnicopt_BR
dc.titlePolíticas de internacionalização da educação profissional e tecnológica: um estudo a partir das instituições CEETEPS e DUOC UCpt_BR
dc.title.alternativePolicies for the internationalization of professional and technological education: a study based on the institutions CEETEPS and DUOC UCpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dcterms.subjectEducaçao e trabalhopt_BR
dcterms.tableOfContentsGDEP - Linha de Pesquisa 1: Políticas, Gestão e Avaliação - Projeto de pesquisa: Concepções e Políticas da Educação Profissionalpt_BR
dcterms.type-pt_BR
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