Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26713
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRIBEIRO, Rosinei Batista-
dc.contributor.authorVIANA, Alex Maia-
dc.contributor.otherROSSETTO, Dennys Eduardo-
dc.contributor.otherGALEGALE, Napoleão Verardi-
dc.date.accessioned2024-12-05T19:03:18Z-
dc.date.available2024-12-05T19:03:18Z-
dc.date.issued2022-06-27-
dc.identifier.citationVIANA, Alex Maia. Um estudo exploratório das capacidades para Inovação Frugal na Indústria Brasileira de Televisão. 83 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26713-
dc.description.abstractA Inovação Frugal caracteriza-se, principalmente, por “fazer mais com menos”, no desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos, gerando valor com menos recursos. O presente estudo objetiva identificar se as empresas brasileiras de televisão possuem as capacidades organizacionais para implementar a Inovação Frugal no desenvolvimento de tecnologias digitais. A pesquisa é exploratória, visto que o tema é relativamente recente e pouco abordado na literatura. A metodologia de pesquisa foi mista: qualitativa, por meio de análise de conteúdo das transcrições extraídas de entrevistas; e quantitativa, por meio da utilização de um instrumento validado para mensurar as capacidades organizacionais para a Inovação Frugal, isto é, a Escala de Inovação Frugal de Rossetto (2018), baseada em três dimensões: (1) Foco em funcionalidades essenciais e desempenho; (2) Redução substancial de custo; e (3) Engajamento sustentável compartilhado. Os resultados do piloto identificaram uma redução de custo significativa após a substituição da tecnologia de transmissão de conteúdo, a saber, equipamentos de transmissão via satélite presentes em micro-ônibus ou furgões, com custo aproximado de US$ 200.000,00 para cada veículo, por equipamentos portáteis de aproximadamente US$ 40.000,00 cada, transportados em mochilas, capazes de transmitir áudio e vídeo pela Internet, utilizando a rede de dados móveis 4G, com a mesma qualidade ou superior. E a pesquisa quantitativa baseou-se no uso da Escala de Inovação Frugal, que permitiu a mensuração e evidenciação de quais capacidades organizacionais as empresas brasileiras de televisão possuem ou necessitam desenvolver para implementar a Inovação Frugal no desenvolvimento de tecnologias digitais.pt_BR
dc.description.abstractFrugal Innovation mainly consists of “doing more with less” to develop new products, services, and processes, while creating value with fewer resources. This paper aims to identify whether Brazilian television companies have the organizational capabilities to implement Frugal Innovation when developing digital technologies. This paper is exploratory as its subject is relatively new and has been little discussed in the literature. The research methodology was both qualitative (analysis of transcripts extracted from interviews) and quantitative (use of a validated instrument to measure organizational capabilities of companies to implement Frugal Innovation – Frugal Innovation Scale of Rossetto (2018), based on three dimensions: (1) focus on essential features and performance; (2) substantial cost reduction; and (3) sustainable shared engagement. The preliminary results of the pilot showed a significant cost reduction after replacing the content transmission technology, i.e. satellite transmission equipment present in minibuses or vans, with an approximate cost of US$200.000,00 for each vehicle, with portable equipment of approximately US$40.000,00 apiece, carried in backpacks, being capable of transmitting audio and video over the Internet with the same or higher quality, using the 4G mobile data network. Moreover, the quantitative research was based on the use of the Frugal Innovation Scale, which allowed us to measure and identify what organizational capabilities Brazilian television companies have or need to develop in order to implement Frugal Innovation when developing digital technologies.pt_BR
dc.description.sponsorshipMestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivospt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisapt_BR
dc.subjectSistemas de produçãopt_BR
dc.subjectTelevisãopt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectControle de custospt_BR
dc.subjectReduçãopt_BR
dc.titleUm estudo exploratório das capacidades para Inovação Frugal na Indústria Brasileira de Televisãopt_BR
dc.title.alternativeAn exploratory study of capabilities for Frugal Innovation in the Brazilian Television Industrypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dcterms.subjectSistemas produtivospt_BR
dcterms.tableOfContentsGTSP - Linha de Pesquisa: Sistemas Organizacionais - Projeto de pesquisa: Gestão e Desenvolvimento da Inovação para Criação de Valorpt_BR
dcterms.typeGTSP - Relatório Técnico Conclusivopt_BR
Appears in Collections:Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UPEP_Umestudoexploratóriodascapacidadesparainovaçãofrugal_AlexMaiaViana_2022.pdf2.5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.