Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26709
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSIMÕES, Eliane Antonio-
dc.contributor.authorLOPES, Pedro Leandro-
dc.contributor.otherMORTARA, Bruno Arruda-
dc.contributor.otherRIBEIRO, Rosinei Batista-
dc.date.accessioned2024-12-05T18:41:05Z-
dc.date.available2024-12-05T18:41:05Z-
dc.date.issued2022-06-21-
dc.identifier.citationLOPES, Pedro Leandro. Utilização da tecnologia de realidade aumentada em produtos impressos como recurso de inovação para a indústria gráfica do Brasil. 98 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26709-
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo apresentar as diretrizes para o processo de inovação das atividades desenvolvidas pela indústria gráfica do Brasil, por meio da utilização da tecnologia de realidade aumentada. Para a realização deste estudo o pesquisador realizou uma revisão sistemática da literatura e utilizou dois métodos para coleta de dados, um questionário modelo survey e entrevistas semiestruturadas. A aplicação do questionário survey no formato online contou com a participação de profissionais atuantes em empresas da indústria gráfica de diferentes regiões do Brasil. As entrevistas semiestruturadas foram realizadas por meio da participação de profissionais atuantes em quatro empresas de tecnologia, com especialidade em recursos de realidade aumentada. Foi possível identificar, por meio das informações coletadas nos instrumentos de coleta de dados da pesquisa, que a aplicação da tecnologia de realidade aumentada possui a perspectiva de crescimento no mercado brasileiro. Os resultados obtidos por meio do questionário survey indicaram que a aplicação de realidade aumentada em produtos impressos é um recurso pouco explorado pela indústria gráfica do Brasil, sendo que os participantes afirmaram existir demanda para a aplicação dessa tecnologia, como alternativa de inovação, em projetos de produção gráfica. As empresas de tecnologia participantes do estudo apresentaram consenso sobre a possibilidade de oferta de todo o suporte técnico necessário para manutenção da plataforma digital necessária para a funcionalidade da tecnologia. Contudo, houve o consenso entre os profissionais de tecnologia participantes em afirmar que as aplicações da tecnologia de realidade aumentada em produtos impressos devem preferencialmente estar associadas a possibilidades de agregar valor aos serviços vinculados a estes produtos.pt_BR
dc.description.abstractThe present work aims to present the guidelines for the innovation process of the activities developed by the Brazilian graphic industry, using augmented reality technology. The researcher used two methods to collect data and information to carry out this study: a survey and semi-structured interviews. The application of the survey in the online format had the collaboration of professionals working in the printing industry from companies in many regions in Brazil. The semi-structured interviews were conducted with professionals from four technology companies, with a specialty in augmented reality resources. In the information collected by the research data collection instruments, it was identified that the application of augmented reality technology has a growth perspective in the Brazilian market. Results obtained indicated that augmented reality application in products is a little-explored resource currently in Brazil. Generally, the participants from the Brazilian printing industry affirmed that the application of augmented reality technology in projects for the creation and production of printed products represents a good alternative for innovation. The professionals from technology companies participants showed consensus on the ease of offering all the technical support necessary for the maintenance of the digital platform necessary for the functionality of the technology. Also, there was a consensus among these professionals, that the applications of augmented reality technology in printed products should preferably be associated with adding value to the services linked to these products.pt_BR
dc.description.sponsorshipMestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivospt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisapt_BR
dc.subjectIndústria gráfica e editorialpt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectRealidade aumentadapt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.titleUtilização da tecnologia de realidade aumentada em produtos impressos como recurso de inovação para a indústria gráfica do Brasilpt_BR
dc.title.alternativeUse of augmented reality technology in printed products as aniInnovation resource for the graphic industry in Brazilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dcterms.subjectEducaçao e trabalhopt_BR
dcterms.tableOfContents-pt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UPEP_Utilizaçãodatecnologiaderealidadeaumentada_PedroLeandroLopes_2022.pdf4.47 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.