Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26678
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNEVES, José Manoel Souza das-
dc.contributor.authorTOMIOKA, Aparecida Massako-
dc.contributor.otherMATIAS, Nelson Tavares-
dc.contributor.otherPIACENTI, Fabrício-
dc.date.accessioned2024-12-05T17:33:20Z-
dc.date.available2024-12-05T17:33:20Z-
dc.date.issued2019-12-11-
dc.identifier.citationTOMIOKA, Aparecida Massako. Modelo de negócio sob a ótica das dimensões competitivas de uma empresa da indústria da construção civil: estudo de caso no subsetor de infraestruturas. 102 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26678-
dc.description.abstractCompreender o modelo de negócios de uma organização e sua dinâmica, permite aos gestores alinhar suas estratégias, aplicar esforços em ações mais assertivas e ajustar os planos nos diversos setores da empresa, garantindo sua competitividade e a sustentabilidade de seu negócio. Neste aspecto, o presente trabalho teve como objetivo estudar por meio de um estudo de caso, uma proposta para uma análise do modelo de negócios da Construtora Alpha, localizada na cidade de São Paulo. Para o alcance deste objetivo, buscou compreender as dimensões competitivas da empresa e o seu modelo de negócios. Relacionou e analisou os aspectos que contribuíram para que a organização se mantivesse competitiva mesmo em períodos de turbulência econômica. O método de pesquisa utilizado tem uma abordagem qualitativa e quantitativa, sendo de natureza aplicada, classificada de acordo com os objetivos da pesquisa em descritiva e explicativa. O procedimento utilizado foi o estudo de caso com coleta de dados e evidências, por meio de revisão da literatura, artigos científicos nas bases Web of Science, entrevista semiestruturada com gestores estratégicos, questionário estruturado e fechado para os colaboradores operacionais e análise de documental. Por meio da aplicação da ferramenta Modelo de Negócios Canvas em conjunto com a análise SWOT, foi possível sintetizar as relações das nove áreas dos componentes de negócios com as dimensões competitivas percebidas por gestores e equipe operacional da empresa e por fim, foi apresentado um conjunto de indicadores de desempenho que apoiam o modelo de negócios analisado. Os resultados obtidos por meio deste estudo, refletem a interrelação entre as dimensões competitivas percebidas por gestores e equipes operacionais e o seu modelo de negócios o qual contribuiu para que mantivesse competitiva, diversificando seu segmento de clientes e ampliando as oportunidades de negócios.pt_BR
dc.description.abstractUnderstanding the business model of an organization and its dynamics, allows managers to align their strategies, apply efforts to more assertive actions and adjust plans in different sectors of the company, ensuring their competitiveness and the sustainability of their business. In this regard, the present work aimed to study, through a case study, a proposal for an analysis of the business model of Alpha Construction Company, located in São Paulo city. To achieve this goal, it sought to understand the company's competitive dimensions and its business model. Listed and analyzed the aspects that contributed for the organization to remain competitive even in periods of economic turbulence. The research method used has a qualitative and quantitative approach, being of an applied nature, classified according to the research objectives in descriptive and explanatory. The procedure used was a case study with data and evidence collection, through literature review, scientific articles in the Web of Science databases, semi-structured interviews with strategic managers, structured and closed questionnaire for operational employees and document analysis. Through the application of the Business Model Canvas tool in conjunction with the SWOT analysis, it was possible to synthesize the relationships of the nine areas of the business components with the competitive dimensions perceived by managers and the company's operational team and finally, a set of indicators was presented of performance that support the analyzed business model. The results obtained through this study, reflect the interrelation between the competitive dimensions perceived by managers and operational teams and its business model, which contributed to keep it competitive, diversifying its customer segment and expanding business opportunities.pt_BR
dc.description.sponsorshipMestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivospt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisapt_BR
dc.subjectSistemas de produçãopt_BR
dc.subjectModelo de negóciopt_BR
dc.subjectIndicadores de produtividadept_BR
dc.subjectAnálise de desempenhopt_BR
dc.subjectInfraestruturapt_BR
dc.subjectConstrução civilpt_BR
dc.titleModelo de negócio sob a ótica das dimensões competitivas de uma empresa da indústria da construção civil: estudo de caso no subsetor de infraestruturaspt_BR
dc.title.alternativeBusiness model from the perspective of competitive dimensions of a construction industry company: case study in the infrastructure subsectorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dcterms.subjectSistemas produtivospt_BR
dcterms.tableOfContents-pt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UPEP_Modelodenegóciosobaoticadasdimensõescompetitivas_AparecidaMassakoTomioka_2019.pdf1.59 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.