Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26672
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOKANO, Marcelo Tsuguio-
dc.contributor.authorGOMES, Jaqueline Geisa Cunha-
dc.contributor.otherOTOLA, Iwona-
dc.contributor.otherLANGHI, Celi-
dc.contributor.otherRIBEIRO, Rosinei Batista-
dc.date.accessioned2024-12-05T17:24:19Z-
dc.date.available2024-12-05T17:24:19Z-
dc.date.issued2019-10-04-
dc.identifier.citationGOMES, Jaqueline Geisa Cunha. Criação de indicadores para classificação de modelos de negócios e estratégias de negócios em sistemas produtivos. 139 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26672-
dc.description.abstractO objetivo desta dissertação é criar indicadores para classificar a relação entre modelos de negócio e estratégia de negócios em sistemas produtivos, e desenvolver uma tabela como artefato para a classificação. Uma revisão bibliográfica sobre “business models”, “business strategies” e “value” foi utilizada para legitimar as questões pertinentes sobre os termos. A revisão bibliográfica permitiu a escolha das lentes teóricas de Osterwalder et al. (2005) referente à construção dos pilares do modelo de negócio, Osterwalder e Pigneur (2011) referente ao modelo de negócio Canvas e de Seddon e Lewis (2003) para as relações entre modelos de negócios e estratégias de negócios. Para realização desta pesquisa foi utilizada abordagem qualitativa do tipo exploratório descritivo com análise de conteúdo, por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado realizadas com executivos de empresas no Brasil e na Polônia. O estudo múltiplo de casos foi aplicado para identificar as semelhanças e dissemelhanças na forma como as empresas relacionam seus modelos de negócios e suas estratégias de negócios, a fim de construir os indicadores e utilizar a tabela para analisar o modelo de negócio de cada empresa e identificar em quais blocos do negócio as estratégias são aplicadas. Dentre os resultados pode-se destacar que as unificações das estratégias individuais de cada pilar do modelo de negócio Canvas, quando agrupadas representam as relações entre modelos de negócios e estratégias de negócios de diversos sistemas produtivos, além de analisar a relação entre a teoria e a prática empresarial.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this dissertation is to create indicators to classify the relationship between business model and business strategy in productive systems and to develop a table as an artifact for automatic classification. A literature review of “business models”, “business strategies” and “value” was used to legitimize pertinent questions about the terms. The literature review allowed the choice of the theoretical lenses of Osterwalder et al. (2005) regarding the construction of the business model pillars, Osterwalder and Pigneur (2011) regarding the Canvas business model and Seddon and Lewis (2003) for the relationship between business models and business strategies. To conduct this research, a qualitative descriptive exploratory approach with content analysis was used, through interviews with semi-structured script conducted with executives of companies in Brazil and Poland. The multiple case study was applied to identify similarities and dissimilarities in the way companies relate their business models and their business strategies, in order to build the indicators and use the table, which analyses each company's business model. and identify which business blocks the strategies are applied to. Among the results, it can be highlighted that the unification of the individual strategies of each pillar of the Canvas business model, when grouped together, represent the relationships between business models and business strategies of various production systems, besides analysing the relationship between theory and business. practice.pt_BR
dc.description.sponsorshipMestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivospt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisapt_BR
dc.subjectModelo de negóciopt_BR
dc.subjectValorizaçõespt_BR
dc.subjectGestão de negóciospt_BR
dc.subjectEstratégia organizacionalpt_BR
dc.subjectSistemas de produçãopt_BR
dc.titleCriação de indicadores para classificação de modelos de negócios e estratégias de negócios em sistemas produtivospt_BR
dc.title.alternativeCreation of indicators for the classification of business models and business strategies in productive systemspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dcterms.subjectSistemas produtivospt_BR
dcterms.tableOfContents-pt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UPEP_Criaçãodeindicadoresparaclassificaçãodemodelos_JaquelineGeisaCunhaGomes_2019.pdf1.15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.