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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26658
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | LANGHI, Celi | - |
dc.contributor.author | RAMOS, Thaís Brant da Silva | - |
dc.contributor.other | PETEROSSI, Helena Gemignani | - |
dc.contributor.other | RIBEIRO, Rosinei Batista | - |
dc.contributor.other | NEVES, José Manoel Souza das | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-05T16:50:18Z | - |
dc.date.available | 2024-12-05T16:50:18Z | - |
dc.date.issued | 2018-05-24 | - |
dc.identifier.citation | RAMOS, Thaís Brant da Silva. O uso dos processos de gerenciamento de stakeholders no desenvolvimento de projetos de educação corporativa. 90 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26658 | - |
dc.description.abstract | Projetos são feitos de pessoas, que podem ser classificadas como stakeholders, pois são impactadas ou podem impactar de forma positiva ou negativa o êxito de um projeto. Atrelada a esta visão tem-se o desenvolvimento de projetos de Educação Corporativa que visam a geração e disseminação do conhecimento nas organizações. Este estudo tem como objetivo geral analisar se os processos indicados no guia de boas práticas de Gerenciamento de Projetos – PMBOK (Project Management Body of Knowledge), para o Gerenciamento de Stakeholders, pode auxiliar no desenvolvimento de projetos de Educação Corporativa (EC) oferecidos por organizações privadas e públicas no Brasil. O método aplicado apresenta abordagem qualitativa, com pesquisa exploratória por meio de pesquisa bibliográfica e entrevistas, as quais foram realizadas com seis empresas, de porte e segmentos variados, localizadas no Vale do Paraíba e São Paulo capital. O segmento e características das empresas entrevistas estão descritos no quadro 4 e os resultados obtidos estão expressos nos quadros 7 ao 12 por meio das questões e as respectivas respostas de cada um dos entrevistados, sendo consideradas as informações relevantes para a resposta ao questionamento de pesquisa deste trabalho, por fim, o quadro 13 oferece uma discussão das informações coletadas, permitindo verificar que todas as empresas entrevistadas conhecem o PMBOK, porém nem todas aplicam seus processos na integra, uma das empresas não possuem processos estruturados para fazer a gestão de seus projetos de Educação Corporativa e todas consideram que aplicar os processos de Gerenciamento de Stakeholders como auxílio no desenvolvimento de projetos de Educação Corporativa pode agregar valor às práticas que utilizam na gestão de seus projetos com esta finalidade. | pt_BR |
dc.description.abstract | Projects are made of people, who can be classified as stakeholders, as they are impacted or can positively or negatively impact the success of a project. Linked to this vision is the development of Corporate Education projects that aim at the generation and dissemination of knowledge in organizations. The purpose of this study is to analyze whether the processes indicated in the Project Management Body of Knowledge (PMBOK) guide for Stakeholder Management can assist in the development of Corporate Education (EC) projects offered by private and public organizations in Brazil. The applied method presents a qualitative approach, with exploratory research through bibliographical research and interviews, which were carried out with six companies, of size and varied segments, located in the Vale do Paraíba and São Paulo capital. The segment and characteristics of the interviewing companies are described in Table 4 and the results obtained are expressed in Tables 7 to 12 by means of the questions and respective answers of each of the interviewees, considering the information relevant to the response to the research questionnaire of this one Finally, Table 13 offers a discussion of the information collected, allowing to verify that all the companies interviewed know the PMBOK, but not all apply their processes integrally, one of the companies does not have structured processes to manage their projects. Corporate Education and all consider that applying the Stakeholder Management processes as an aid in the development of Corporate Education projects can add value to the practices they use in the management of their projects for this purpose. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa | pt_BR |
dc.subject | Sistemas de produção | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Gestão de projetos (gerenciamento) | pt_BR |
dc.subject | Stakeholder | pt_BR |
dc.title | O uso dos processos de gerenciamento de stakeholders no desenvolvimento de projetos de educação corporativa | pt_BR |
dc.title.alternative | The use of stakeholder management processes in the development of corporate education projects | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dcterms.subject | Sistemas produtivos | pt_BR |
dcterms.tableOfContents | - | pt_BR |
dcterms.type | - | pt_BR |
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