Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26653
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOKANO, Marcelo Tsuguio-
dc.contributor.authorSOUZA, Edgar de-
dc.contributor.otherSIMÕES, Eliane-
dc.contributor.otherMANCINI, Felipe-
dc.date.accessioned2024-12-05T16:44:42Z-
dc.date.available2024-12-05T16:44:42Z-
dc.date.issued2018-03-28-
dc.identifier.citationSouza, Edgar de. Análise das dimensões de TI como suporte à proposta de valor de uma empresa social. 82 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26653-
dc.description.abstractEssa pesquisa busca analisar como a Tecnologia da Informação suporta a proposta de valor social de uma Empresa Social com 15 anos de existência. Sob a lente das Dimensões de TI desenvolvidas por Albertin (2012), busca-se compreender a evolução do uso da tecnologia da informação pela Empresa em benefício dos negócios. As dimensões de T - uso de TI, benefícios oferecidos, contribuição para o desempenho empresarial, governança e administração de TI, e o papel dos executivos - se apresentam como importante mecanismo para avaliação de TI em benefício dos negócios. Sob as lentes do Modelo de Negócios Canvas para Empreendimentos Sociais, desenvolvido por Ingrid Burkett (2017), busca-se compreender o modelo de negócios da Empresa. A Empresa é um empreendimento criado em 2003 com o intuito de estimular a cultura de doação no Brasil, conectando as organizações brasileiras que precisam de apoio para seus projetos socioambientais aos investidores sociais. Para suportar seu objetivo a Empresa desenvolveu um sistema, similar ao que é hoje conhecido como crowdfunding, pela qual as entidades cadastram seus projetos para serem avaliados. Uma vez aprovados e aceitos, esses projetos passam a ser listados nesse sistema, aqui chamado de Plataforma, e ficam disponíveis para receberem doações. Considerando o empreendimento da Empresa como algo orgânico – logo passível de transformações – cabe a reflexão sobre como a proposta de valor social se transformou ao longo do tempo. Como se modificaram as parcerias, como se modificaram as entregas, como se transformou o valor social entregue, e como a TI suportou essas modificações? Nos seus 15 anos de operação, a Empresa já arrecadou mais de R$ 18 milhões, destinados a 188 projetos de todo o Brasil e seu modelo já foi replicado na África do Sul e em Portugal.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to analyze how Information Technology supports a social enterprise with 15 years of existence. Under the lens of IT dimensions developed by Albertin, we seek to comprehend the use of ICT for the benefit of the business. As IT dimensions, knowledge, IT use, benefits offered, contribution to business performance, IT management and administration, and the role of executives as an important mechanism for evaluating IT for the benefit of the business. Under the lenses of the Business Model Canvas for Social Entreprise, developed by Ingrid Burkett, the Company's business model is sought. The Company is an social enterprise created in 2003 with the purpose of stimulating a Brazilian donation culture, connecting as Brazilian organizations that support its social and environmental projects to investors. To support its objective, the Company developed a system, similar to what is now known as crowdfunding, by which entities register their projects to be managed. Once approved and accepted, these projects are listed at the System, here called the Platform, and it is available to be received donetions. Consider the Company as organic - soon transformable - we do a reflection on how a social value proposition has transformed over time. How the partnerships were modified, how the deliveries were modified, how was the social value delivered transformed? And how did IT withstand these changes? In its 15 years of operation, the Company has already raised more than R$ 18 million, bet on 188 projects from all over Brazil and its model has already been replicated in South Africa and Portugal.pt_BR
dc.description.sponsorshipMestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivospt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisapt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectEmpresaspt_BR
dc.subjectIndústria (aspecto social)pt_BR
dc.subjectValor da marcapt_BR
dc.subjectModelo de negóciopt_BR
dc.titleAnálise das dimensões de TI como suporte à proposta de valor de uma empresa socialpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of IT dimensions to support the value proposition of a social enterprisept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dcterms.subjectSistemas produtivospt_BR
dcterms.tableOfContents-pt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UPEP_Analisedasdimensõesdeticomosuporte_EdgardeSouza_2018.pdf700.45 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.