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Title: Qualidade de vida no setor público: estudo da percepção do servidor da prefeitura de santa bárbara d'oeste
Authors: ALMEIDA, Isaina Santos de
Advisor: OLIVEIRA, Angela Trimer de
Other contributor: COLTRO, Tessa Cristina Pereira
RIBEIRO, Carlos Eduardo
type of document: Monografia
Keywords: Qualidade de vida no trabalho;Servidor público;Estresse profissional
Issue Date: 26-Jun-2023
Publisher: 296
Citation: ALMEIDA, Isaina Santos de. Qualidade de vida no setor público: estudo da percepção do servidor da Prefeitura de Santa Bárbara D'Oeste. 2023. 43 f. TCC - Graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos) - Faculdade de Tecnologia de Sumaré, Sumaré, 2023.
Abstract: O presente trabalho analisa a qualidade de vida de servidores públicos da cidade de Santa Bárbara D’Oeste no interior de São Paulo. Os servidores públicos desempenham um papel importante na sociedade, sendo responsáveis pela prestação de serviços essenciais à população, como saúde, educação, segurança e transporte, entre outros. No entanto, essa função pode ser estressante e desgastante, especialmente em momentos de crise ou alta demanda de trabalho. A qualidade de vida no trabalho (QVT) é um conceito amplo que inclui diversos fatores que afetam a saúde física e mental, a felicidade e o bem-estar geral de uma pessoa. Promover um ambiente de trabalho saudável e positivo, oferecer apoio emocional e promover hábitos saudáveis pode ajudar a prevenir esses problemas e garantir que os servidores públicos possam continuar a prestar serviços de alta qualidade à população. Para verificação do nível de satisfação dos servidores públicos, foi aplicado o questionário segundo o modelo de QVT segundo WALTON (1973). A pesquisa foi realizada com 21 pessoas de forma aleatória, com a prefeitura de Santa Barbara do Oeste, nos cargos de agentes de administração pública. Após análise dos resultados obtidos por meio da pesquisa percebeu-se com a média geral dos critérios, que os respondentes se encontram satisfeitos. Foi observado que com o modelo do questionário de Walton (1973) sobre os critérios levantados para a Qualidade de Vida no Trabalho, estão diretamente ligados com a gestão de pessoas. Visto que isso é de importância do setor que cuida e coordena o capital humano das organizações.
The present work analyzes the quality of life of civil servants in the city of Santa Bárbara D'Oeste in the interior of São Paulo. Public servants play an important role in society, being responsible for providing essential services to the population, such as health, education, security and transportation, among others. However, this function can be stressful and exhausting, especially in times of crisis or high work demand. Quality of work life (QWL) is a broad concept that includes many factors that affect a person's physical and mental health, happiness and general well-being. Promoting a healthy and positive work environment, offering emotional support and promoting healthy habits can help prevent these problems and ensure that public servants can continue to provide high quality services to the public. To verify the level of satisfaction of civil servants, a questionnaire was applied according to the QWL model according to WALTON (1973). The survey was carried out with 21 people at random, with the Santa Barbara do Oeste city hall, in the positions of public administration agents. After analyzing the results obtained through the research, it was noticed with the general average of the criteria, that the respondents are satisfied. It was observed that with the model of Walton's questionnaire (1973) on the criteria raised for the Quality of Life at Work, they are directly linked with people management. Since this is of importance to the sector that takes care of and coordinates the human capital of organizations.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26636
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