Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26509
Title: | Hec Economic |
Other Titles: | Hec Economic |
Authors: | MODEROSO, Artur Alfonsetti QUEIROS, Julia Silva FORÃO, Leonardo Vinicius BINOTTO, Lucas Ishihara NOVACKZ, Maria Luiza de Souza FASCINA, Rafael de Mello DECORDI, Yago Ferreira |
Advisor: | CRUZ, Eduardo Cesar Alves CASTRO NETO, Ivo Moreira de |
Other contributor: | CRUZ, Eduardo Cesar Alves CASTRO NETO, Ivo Moreira de |
type of document: | Monografia |
Keywords: | Economia;Consumo;Resíduos de combustível;Instalações para armazenamento e distribuição de fluídos |
Issue Date: | 1-Dec-2024 |
Publisher: | 011 |
Citation: | MODEROSO, Artur Alfonsetti et al. Hec Economic. 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Mecatrônica) - Escola Técnica Estadual Etec Jorge Street, São Caetano do Sul, São Paulo, 2024. |
Abstract: | O HEC Economic tem como objetivo principal desenvolver e analisar um sistema alternativo para a economia de combustível em veículos, usando hidrogênio gerado pela eletrólise da água. Diminuindo, dessa forma, o consumo de gasolina através da utilização do hidrogênio como combustível auxiliar, contribuindo para a melhoria da eficiência energética de motores de combustão interna. Este trabalho também analisa as questões técnicas e econômicas que estão relacionadas à implementação do sistema. Os cálculos confirmam a eficiência da célula de eletrólise como forma de armazenamento e comunicação entre o motor e o hidrogênio, que possui a capacidade de diminuir o consumo de gasolina, tornando-se
uma opção viável para a economia de combustível e, consequentemente, constituindo caminhos para futuras pesquisas e aperfeiçoamentos em sistemas de energia renovável para a indústria automotiva, de acordo com as demandas globais por soluções energéticas mais limpas e sustentáveis. Abstract: The main objective of HEC Economic is to develop and analyze an alternative system for fuel economy in vehicles, using hydrogen generated by water electrolysis. Thus, reducing gasoline consumption through the use of hydrogen as an auxiliary fuel, contributing to improving the energy efficiency of internal combustion engines. This work also analyzes the technical and economic issues related to the implementation of the system. The calculations confirm the efficiency of the electrolysis cell as a means of storage and communication between the engine and hydrogen, which has the capacity to reduce gasoline consumption, becoming a viable option for fuel economy and, consequently, constituting paths for future research and improvements in renewable energy systems for the automotive industry, in accordance with global demands for cleaner and more sustainable energy solutions. |
Description: | Trabalho de conclusão de curso apresentado como pré-requisito para obtenção do Diploma de Técnico em Mecatrônica. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26509 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
mecatronica_2024_2_artur_alfonsetti_moderoso__hec_economic.pdf | 1.22 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.