Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26462
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPONTES, Aldo Nascimento-
dc.contributor.authorTOMMASO, Patrícia de-
dc.contributor.otherOLIVA, Diego-
dc.contributor.otherALMEIDA, Ivanete Bellucci Pires de-
dc.date.accessioned2024-11-29T18:55:44Z-
dc.date.available2024-11-29T18:55:44Z-
dc.date.issued2012-12-14-
dc.identifier.citationTOMMASO, Patrícia de. Acessibilidade no ambiente empresarial: responsabilidade social e marketing, 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26462-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo investigar se as empresas do setor bancário da cidade de Indaiatuba praticam acessibilidade e se isso pode ser considerado uma ferramenta de gestão e marketing, e a partir disso, refletir e analisar a importância das empresas serem acessiveis, atentando para a inclusão de pessoas com deficiências no meio empresarial, estabelecendo as implicações e as suas perspectivas. Na fundamentação teórica, recorremos a autores e pesquisadores da temática em questão. Para atingir esses objetivos, realizamos uma pesquisa de levantamento junto aos colaboradores que trabalham em algumas empresas do ramo bancário, estabelecidas na cidade de Indaiatuba - SP. A partir da análise estatística, obtivemos resultados que demonstraram que existem condições de acessibilidade nas empresas do setor bancário, porém a prática efetiva da inclusão e da acessibilidade ainda não é uma realidade no setor. Essa persepção quanto à acessibilidade foi apontada por alguns colaboradores de bancos da cidade, e todos os sujeitos entrevistados demonstraram grande preocupação e valorização do tema. Porém, com a análise dos dados coletados, foi possível detectar grande incoerência entre as informações disponibilizadas, evidenciando a necessidade de melhor treinamento dos colaboradores das empresas pesquisadas em relação à prática da acessibilidade, a fim de que ela seja cumprida conforme a lei determina, além de assumirem um papel socialmente responsável perante a sociedade.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher105pt_BR
dc.subjectAcessibilidade ao meio físicopt_BR
dc.subjectResponsabilidade social corporativapt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectBancospt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleAcessibilidade no ambiente empresarial: responsabilidade social e marketingpt_BR
dc.title.alternativeAccessibility in the business environment: social responsibility and marketingpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PATRÍCIA DE TOMMASO.pdf
  Restricted Access
12.65 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.