Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26435
Título: As concepções de estudantes do curso de tecnologia em comércio exterior da FATEC-Indaiatuba a respeito das características culturais do negociador internacional brasileiro
Título(s) alternativo(s): The conceptions of students on the foreign trade technology course at FATEC-Indaiatuba regarding the cultural characteristics of Brazilian international negotiators
Autor(es): FLORES, William Paquier
Orientador(es): MARQUES, José Luiz
Outro(s) contribuidor(es): RIBEIRO, Marlucy Maria da Silveira
SCOMPARIM, Valéria
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Comércio exterior;Cultura organizacional;Negociação
Data do documento: 11-Dez-2012
Editor: 105
Referência Bibliográfica: FLORES, William Paquier. As concepções de estudantes do curso de tecnologia em comércio exterior da FATEC-Indaiatuba a respeito das características culturais do negociador internacional brasileiro, 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Tecnologia em Comércio Exterior) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2012.
Resumo: O objetivo principal deste trabalho foi o de investigar as principais características culturais do negociador brasileiro em situações de negociação internacional na visão dos alunos de comércio exterior da FATEC de Indaiatuba. Assim, esta pesquisa apresenta um levantamento bibliográfico acerca dos sentidos de Cultura, Cultura Nacional, Cultura na Negociação e de Cultura na Negociação Internacional, procurando significar objetivamente estes campos semânticos tão complexos e interligados que caracterizam o perfil do negociador internacional no momento da negociação. Além disso, o percurso metodológico dela se pauta pela investigação exploratória, a partir de um questionário com oito perguntas fechadas e uma semiaberta, que versam sobre este principal objetivo. A análise de dados aparece como quantitativa, centrada nas características positivas e negativas da cultura do negociador brasileiro em situações de negociação na concepção de estudantes do curso de Tecnologia em Comércio Exterior da Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba/SP. A conclusão aponta para os aspectos positivos da cultura brasileira, designados pela expressão jeitinho brasileiro, que prevalecem na concepção desses estudantes, ora pelo sentido de flexibilidade, atribuído pela capacidade do brasileiro de se mobilizar diante das situações diversas, ora pela adaptação, capacidade também que ele tem de se reformular diante das mais variadas situações de mercado.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26435
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WILLIAM PAQUIER FLORES.pdf
  Restricted Access
605.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.