Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26411
Título: Comparação dos algoritmos k-means e fuzzy c-means, em dados do censo varietal qualitativo da cana-de-açúcar de uma usina do estado de São Paulo
Título(s) alternativo(s): Comparison of k-means and fuzzy c-means algorithms, using data from the qualitative varietal census of sugar cane from a plant in the state of São Paulo
Autor(es): PANSONATO, Ramon
Orientador(es): TOMAZELA, Maria das Graças Junqueira Machado
FURGERI, Sérgio
Outro(s) contribuidor(es): ARANTES, Janaine Cristiane de Souza
OLIVEIRA, Giovana Fadini de
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Mineração de dados;Banco de dados;Cana-de-açúcar
Data do documento: 12-Dez-2012
Editor: 105
Referência Bibliográfica: PANSONATO, Ramon. Comparação dos algoritmos k-means e fuzzy c-means, em dados do censo varietal qualitativo da cana-de-açúcar de uma usina do estado de São Paulo, 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Tecnologia em Banco de Dados) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2012.
Resumo: A mineração de dados é a etapa mais importante dentro do processo de descoberta de conhecimento em bases de dados, o KDD - Knowledge Discovery in Databases. Essa etapa consiste em minerar os dados a fim de trazer padrões úteis para um maior entendimento daqueles dados armazenados. As principais tarefas da mineração de dados são, classificação, associação e clusterização. O objetivo desse trabalho foi em pesquisar sobre os algoritmos de clusterização de dados k-means e fuzzy c-means e aplicá-los em uma base contendo dados sobre cana-de-açúcar do estado de São Paulo, com a finalidade de verificar qual deles traz um melhor resultado. O suporte metodológico baseou-se em um levantamento bibliográfico sobre o KDD; levantamento sobre Mineração de Dados focando a parte de clusterização; levantamento sobre lógica fuzzy e de como ocorre a clusterização fuzzy. Foram realizados diversos testes utilizando os recursos de Mineração de Dados da ferramenta MATLAB, como a criação de classes para os dados e a classificação dos mesmos através da técnica KNN – K-nearest neighbor. Os resultados obtidos através dos algoritmos de clusterização foram analisados e comparados através do Microsoft Office Excel e foi possível identificar qual algoritmo traz melhores resultados no agrupamento dos dados, concluindo, então, que para o cenário estudado, o k-means mostrou-se mais eficaz, trazendo melhores resultados do que o algoritmo fuzzy c-means. Tendo que o k-means teve um acerto de 19% na maior classe criada, “Muito Baixa”, e o fuzzy c-means teve 4% de acerto na mesma classe.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26411
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ramon Pansonato.pdf
  Restricted Access
931.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.