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Título: Podcast sobre a série Arcane e sua convergência com o jogo League of Legends
Título(s) alternativo(s): Podcast about the Arcane series and its convergence with the game League of Legends
Autor(es): CAMARGO, Douglas Vinicius
RODRIGUES, Felipe Sbarai
CONSTÂNCIO, Giovanna Arcoverde de Sousa
BERNARDES, Pedro Henrique
Orientador(es): CARAMELLO, Érika Fernanda
Outro(s) contribuidor(es): BARBOSA, Sonia Regina
LOBIANCO, José Luiz Barbosa
GEROLDO, Sandra Bianca Henriques
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Relatórios;Jogos
Data do documento: 22-Dez-2022
Editor: 143
Referência Bibliográfica: CAMARGO, Douglas Vinicius. Podcast sobre a série Arcane e sua convergência com o jogo League of Legends. 2022. Monografia (Curso Superior de Tecnologia em Design de Mídias Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Carapicuíba, Carapicuíba, 2022.
Resumo: O tema desse estudo é a convergência de mídias para a ampliação de público, tendo como objeto de estudo a série audiovisual Arcane (2021), da plataforma on demand Netflix, que foi inspirada no game League of Legends (LoL) (2009). Parte-se do problema de pesquisa: como produzir um podcast sobre a série Arcane e sua convergência com o jogo LoL? Para tanto, esta pesquisa tem como objetivo principal apresentar em um podcast com profissionais envolvidos, direta ou indiretamente, com a série Arcane que abordam a expansão do público, que antes não estava presente nos jogos da franquia LoL. Os objetivos específicos são: a) Apresentar a série Arcane e sua origem, desde a criação da empresa Riot até o lançamento da produção na Netflix; B) Definir a Cultura da Convergência, de Henry Jenkins (2015), e as Narrativas Transmidiáticas, de Carlos Alberto Scolari (2014), e em como elas se relacionam com a série; e por último C) Elucidar o processo de elaboração de um podcast. Como justificativa do grupo, tem-se o apreço de alguns integrantes pelo jogo e pela série supracitadas. No que tange à justificativa social, a importância da série, que teve altos índices de audiência nas semanas em que estava sendo lançada, sendo a série mais vista na plataforma entre os dias 15 e 21 de novembro de 2021, segundo os dados divulgados pela própria Netflix, série que também recebeu 9 prêmios Annie, prêmio de melhor adaptação de videogames no The Game Awards e 4 prêmios no Emmy.
The subject of this study is the convergence of media in order to expand the audience. The object of study is the audiovisual series Arcane (2021), from the on-demand platform Netflix, which was inspired by the game League of Legends (LoL) (2009). The research problem is: how can we produce a podcast about the Arcane series and its convergence with the game LoL? To this end, the main objective of this research is to present a podcast with professionals involved, directly or indirectly, with the Arcane series that addresses the expansion of the audience, which was not previously present in the games of the LoL franchise. The specific objectives are: a) To present the Arcane series and its origins, from the creation of the company Riot to the launch of the production on Netflix; B) To define Convergence Culture, by Henry Jenkins (2015), and Transmedia Narratives, by Carlos Alberto Scolari (2014), and how they relate to the series; and finally C) To elucidate the process of preparing a podcast. The group's justification is the appreciation of some members for the game and the series mentioned above. With regard to the social justification, the importance of the series, which had high ratings in the weeks it was being released, being the most watched series on the platform between November 15 and 21, 2021, according to data released by Netflix itself, a series that also received 9 Annie Awards, the award for best video game adaptation at The Game Awards and 4 Emmy Awards.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26313
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