Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26305
Title: Perspectivas e reflexões sobre marketing empreendedor e inovação: o caso de uma doceria artesanal em Osasco
Other Titles: Perspectives and reflections on entrepreneurial marketing and innovation: the case of an artisanal sweet shop in Osasco
Authors: GUIMARÃES, Gabrielly Fernanda da Silva
VIRTUOSO, Monica Elaine
MELO, Pamela Da Silva
Advisor: SANTOS, Luciano Moraes dos
Other contributor: NOGUEIRA, Rosana Del Picchia
VENDRAMETO, Maria Cristina
CLEMENTE, Meire Reis
type of document: Monografia
Keywords: Doces;Planejamento estratégico
Issue Date: 28-Nov-2022
Publisher: 143
Citation: GUIMARÃES, Gabrielly Fernanda da Silva. Perspectivas e reflexões sobre marketing empreendedor e inovação: o caso de uma doceria artesanal em Osasco. 2022. Monografia (Curso Superior de Tecnologia em Logística) - Faculdade de Tecnologia de Carapicuíba, Carapicuíba, 2022.
Abstract: Para destacar-se no mercado é necessário acompanhar as novidades e observar o cenário aplicado. O artesanal tem características únicas, próprias de cada criador. Nas docerias artesanais, podem ser feitas diversas combinações que englobam qualidade e inovação. Mediante as pesquisas que norteiam esse estudo, os objetivos basearam-se em demonstrar perspectivas e reflexões para o desenvolvimento da empresa, buscando sugestões de ampliação das vendas e propagação da marca, através de conceitos e análises de marketing empreendedor e inovação. Buscou-se também identificar e abordar métodos estratégicos para a captação de clientes por intermédio e auxílio de redes sociais, especificamente, por meio dos aplicativos WhatsApp e Instagram. A metodologia baseou-se quanto à natureza, uma pesquisa aplicada, quanto à abordagem, uma pesquisa quali-quantitativa, quanto aos objetivos, um estudo de casos, quanto aos procedimentos técnicos, bibliográficas em periódicos de produção científica e artigos importantes para o tema de estudo. Fez-se uma entrevista por meio de um questionário com questões que englobam questionamentos de faixa etária, gênero, produtos e sabores preferidos e possíveis melhorias, a fim de alavancar o comércio e avaliar a empresa. Constatou-se que o atendimento ao cliente, cordialidade, atenção, carinho, são fatores levados em maior consideração pelo cliente.
To stand out in the market it is necessary to follow the news and observe the applied scenario. THE Craftsmanship has unique characteristics, specific to each creator. In artisanal sweet shops, diverse combinations that encompass quality and innovation. Through the research that guides this study, the objectives were based on demonstrating perspectives and reflections for the development of company, seeking suggestions for expanding sales and propagating the brand, through concepts and entrepreneurial marketing and innovation analyses. We also sought to identify and address methods strategies for attracting customers through and with the help of social networks, specifically, through through the WhatsApp and Instagram applications. The methodology was based on nature, a research applied, regarding the approach, a qualitative-quantitative research, regarding the objectives, a case study, regarding technical procedures, bibliography in scientific production journals and articles important for the topic of study. An interview was carried out using a questionnaire with questions that include questions about age group, gender, preferred products and flavors and possible improvements, the in order to boost trade and evaluate the company. It was found that customer service, cordiality, attention, affection, are factors taken into greater consideration by the customer.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26305
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.