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Title: Desenvolvimento de um jogo digital para estimular a prática da leitura
Authors: TROMBINI, Isadora Maria Lopes
SOARES, Marcos Fabrício Santiago
SOUZA, Maria Gabriela Pereira de
Advisor: SOUSA, Sidnei de Oliveira
type of document: Monografia
Keywords: Jogos eletrônicos;Jogos educativos;Leitura dinâmica
Issue Date: 2018
Publisher: 032
Citation: TROMBINI, Isadora Maria Lopes; SOARES, Marcos Fabrício Santiago; SOUZA, Maria Gabriela Pereira de. Desenvolvimento de um jogo digital para estimular a prática da leitura, 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Informática) - Etec Prof. Dr. Antônio Eufrásio de Toledo - Antigo Colégio Agrícola, Presidente Prudente, 2018.
Abstract: Esta pesquisa foi desenvolvida por estudantes do terceiro módulo do Ensino Técnico em Informática Integrado ao Médio vinculado a instituição ETEC Prof. Dr. Antônio Eufrásio de Toledo. A importância que esta pesquisa possui é mostrar que os jogos digitais também podem estimular a leitura do indivíduo. Pois se torna perceptível que, no cotidiano do brasileiro, a tecnologia digital passa a substituir a tecnologia analógica, de modo que, por exemplo, o smartphone esteja mais presente na vida dos jovens que os livros físicos. A ideia da pesquisa é instigar o jogador à leitura, através do jogo criado pelo grupo. A abordagem da pesquisa é mista, tendo como tipo o levantamento. A coleta de dados foi realizada através de um formulário criado no Google Forms, o qual foi enviado para nove diferentes alunos, e este foi analisado através de gráficos. A pesquisa realizada serviu de apoio para o desenvolvimento do jogo digital que tem como estilo visual novel.
This research was developed by students of the third module of the Technical Course in Computer Science Integrated with High School, linked to the institution ETEC Prof. Dr. Antônio Eufrásio de Toledo. The importance of this research is to show that digital games can also stimulate the individual's reading. It is clear that, in the daily lives of Brazilians, digital technology is replacing analog technology, so that, for example, smartphones are more present in the lives of young people than physical books. The idea of ​​the research is to encourage the player to read, through the game created by the group. The research approach is mixed, with a survey as its type. Data collection was carried out through a form created in Google Forms, which was sent to nine different students, and this was analyzed through graphs. The research carried out served as support for the development of the digital game, which has a visual novel style.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26280
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