Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26272
Título: Análise da viabilidade da digitalização de livros didáticos (e-book) disponibilizados em aparelhos móveis para estudantes da ETEC.
Autor(es): MARQUES, Carlos Eduardo Braga
VIEIRA, Gabriely
ARAÚJO, João Victor Queiroz
MENEZES, Lucas de Souza
SILVA, Mayara Andréia Lucas da
Orientador(es): SOUSA, Sidnei de Oliveira
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Livros eletrônicos;Estudantes
Data do documento: 2018
Editor: 032
Referência Bibliográfica: MARQUES, Carlos Eduardo Braga et al. Análise da viabilidade da digitalização de livros didáticos (e-book) disponibilizados em aparelhos móveis para estudantes da ETEC, 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Informática) - Etec Prof. Dr. Antônio Eufrásio de Toledo - Antigo Colégio Agrícola, Presidente Prudente, 2018.
Resumo: Dentro de um contexto no qual diversas áreas da sociedade, como cultura, agronomia, indústria, estão cada vez mais adeptos ao uso da tecnologia para seus fins, inserir a educação é necessário, com o objetivo de facilitar tanto o trabalho do professor, quanto o entendimento do aluno. Este trabalho tem como fim analisar a adaptação do uso material didático convencional (livro didático), para um material digital, em que os alunos e professores teriam em suas mãos, nos seus próprios smartphones, o acesso ao conteúdo necessário. Por meio de formulário online, com o método quali-quantitativo, foi realizada uma pesquisa de campo com alunos e professores como amostra de dados, dentro do universo escolar. A utilidade deste projeto se dá pelo fato de aparelhos digitais terem uma infinidade de material para ser explorado, já o livro, um conteúdo limitado. O trabalho está inserido na realidade dos alunos da Etec Prof. Dr. Antônio Eufrásio de Toledo, e foram coletados dados tanto dos alunos quanto dos professores para que o trabalho fosse concluído. Após a análise de dados, o resultado obtido foi positivo, entendendo que tanto alunos quanto professores estão inclinados ao uso de aparelhos tecnológicos dentro da sala de aula.
In a context in which various areas of society, such as culture, agronomy, and industry, are increasingly adopting technology for their purposes, it is necessary to include education in order to facilitate both the teacher's work and the student's understanding. This study aims to analyze the adaptation of conventional teaching materials (textbooks) to digital materials, in which students and teachers would have access to the necessary content on their own smartphones. Using an online form and using the qualitative and quantitative method, a field survey was conducted with students and teachers as a data sample within the school environment. The usefulness of this project is due to the fact that digital devices have an infinite amount of material to be explored, while books have limited content. The study is based on the reality of the students at Etec Prof. Dr. Antônio Eufrásio de Toledo, and data was collected from both students and teachers in order to complete the study. After analyzing the data, the result obtained was positive, understanding that both students and teachers are inclined to use technological devices in the classroom.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26272
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Informatica_2018_1_carloseduardobragamarques_analisedaviabilidadedadigitalizacao.pdf
  Restricted Access
15.89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.