Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26268
Title: O uso das tecnologias digitais de informação e comunicação para promover a inclusão da criança com deficiência
Authors: FERREIRA, Ariadne Penha
SOUZA, Giovanna Pontes de
Advisor: SOUSA, Sidnei de Oliveira
type of document: Monografia
Keywords: Inclusão digital;Crianças;Tecnologia
Issue Date: 2018
Publisher: 032
Citation: FERREIRA, Ariadne Penha; SOUZA, Giovanna Pontes de. O uso das tecnologias digitais de informação e comunicação para promover a inclusão da criança com deficiência, 2018. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Infrmática) - Etec Prof. Dr. Antônio Eufrásio de Toledo - Antigo Colégio Agrícola, Presidente Prudente, 2018.
Abstract: Este trabalho foi desenvolvido na instituição ETEC Prof° Dr. Antônio Eufrásio de Toledo, vinculado com o 3° ano do ensino médio integrado ao curso técnico de informática. O estudo deste tema buscou expor a necessidade do avanço tecnológico para auxiliar as crianças deficientes, e como a tecnologia tem ajudado no processo de inclusão delas. Dessa forma, essa pesquisa tem o intuito de valorizar a inclusão digital de crianças com deficiência por meio do uso das TDICs (tecnologias digitais de informação e comunicação). O tipo de pesquisa utilizada para o desenvolvimento foi o estudo de caso, sendo uma pesquisa qualitativa e quantitativa com o objetivo de obter dados seguros e descritivos. Os dados foram analisados pelas pesquisadoras, com a ajuda do software PSPP. E possível observar que os dados obtidos são positivos para a pesquisa, mostrando que a exclusão digital de crianças deficientes vem diminuindo gradativamente, e de como a tecnologia já está presente no cotidiano delas, auxiliando em diversas atividades, como o entretenimento, recursos terapêuticos e no auxílio à deficiência. O estudo ampliou a visão das pesquisadoras sobre este assunto tão relevante na sociedade, contribuindo no maior entendimento da importância da inclusão digital nos dias atuais.
This work was developed at the ETEC Prof° Dr. Antônio Eufrásio de Toledo institution, linked to the 3rd year of high school integrated with the technical course in computer science. The study of this theme sought to expose the need for technological advancement to assist children with disabilities, and how technology has helped in the process of their inclusion. Thus, this research aims to value the digital inclusion of children with disabilities through the use of TDICs (digital information and communication technologies). The type of research used for the development was the case study, being a qualitative and quantitative research with the objective of obtaining reliable and descriptive data. The data were analyzed by the researchers, with the help of the PSPP software. It is possible to observe that the data obtained are positive for the research, showing that the digital exclusion of children with disabilities has been gradually decreasing, and how technology is already present in their daily lives, assisting in several activities, such as entertainment, therapeutic resources and assistance with disabilities. The study broadened the researchers' vision on this subject, which is so relevant to society, contributing to a greater understanding of the importance of digital inclusion today.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26268
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Informatica_2018_1_ariadnepenhaferreira_ousodastecnologiasdigitaisdeinformacao.pdf
  Restricted Access
19.31 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.