Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26264
Title: Proposta de interface de um website para auxiliar no estudo para o Enem e vestibulares de questões objetivas
Authors: SILVA, Aline Rocha da
GASQUE, Eduardo Viana
Advisor: SOUSA, Sidnei de Oliveira
type of document: Monografia
Keywords: Web sites;Interface gráfica;Vestibular
Issue Date: 2018
Publisher: 032
Citation: SILVA, Aline Rocha da; GASQUE, Eduardo Viana; BORGES, Júlia Rodrigues. Proposta de interface de um website para auxiliar no estudo para o Enem e vestibulares de questões objetivas, 2018. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Informática) - Etec Prof. Dr. Antônio Eufrásio de Toledo - Antigo Colégio Agrícola, Presidente Prudente, 2018.
Abstract: Este trabalho, realizado por estudantes do terceiro ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Informática na Escola Técnica Prof. Dr. Antônio Eufrásio de Toledo, aborda a preparação para o Enem e vestibulares de questões objetivas, pois, por meio destes, é possível ingressar em universidades. Conforme pesquisado, uma das formas de preparação, a qual os estudantes recorrem, dentre as várias existentes, é o estudo com auxilio de plataformas online, já que elas disponibilizam questões de múltipla escolha direcionadas aos seus interesses. Dessa forma, o intuito da pesquisa é desenvolver um modelo de interface para um website capaz de auxiliar os estudantes do ensino médio na preparação para o Enem e vestibulares. Foi utilizado o método misto de pesquisa qualitativa e quantitativa; abordagem prática e exploratória; procedimentos técnicos de pesquisa com survey e de design science; e o estudo dos dados ocorreu a partir dos resultados de formulários online. A interface proposta obteve grande aprovação entre os alunos e professores pesquisados, com resultados positivos quanto à estrutura e quanto à disposição das informações. Aos integrantes do grupo, a pesquisa representou o aperfeiçoamento das habilidades adquiridas durante o curso e a aquisição de novos conhecimentos.
This study, carried out by third-year students of the Integrated High School with Computer Science Technician Program at the Prof. Dr. Antônio Eufrásio de Toledo Technical School, addresses preparation for the Enem and objective-question entrance exams, since these are used to enter universities. According to the research, one of the methods of preparation that students use, among the many existing ones, is to study with the help of online platforms, since they provide multiple-choice questions targeted to their interests. Thus, the purpose of the research is to develop an interface model for a website capable of helping high school students prepare for the Enem and entrance exams. The mixed method of qualitative and quantitative research was used; a practical and exploratory approach; technical research procedures with survey and design science; and the data analysis was based on the results of online forms. The proposed interface was highly approved by the students and teachers surveyed, with positive results regarding the structure and the layout of the information. For the group members, the research represented the improvement of skills acquired during the course and the acquisition of new knowledge.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26264
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Informatica_2018_1_alinerochadasilva_propostadeinterfacedeumwebsite.pdf
  Restricted Access
42.22 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.