Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26168
Título: Comparação de ferramentas forense em crimes cibernéticos
Título(s) alternativo(s): Comparison of forensic tools in cyber crimes
Autor(es): CUSTÓDIO, Jeferson da Silva
Orientador(es): ROQUE, Wellington
Outro(s) contribuidor(es): OLIVEIRA, Giovana Fadini de
PEREIRA, Sérgio Gustavo Medina
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Processamento de arquivos;Crime por computador;Recuperação da informação
Data do documento: Jun-2024
Editor: 105
Referência Bibliográfica: CUSTÓDIO, Jeferson da Silva. Comparação de ferramentas forense em crimes cibernéticos, 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2024.
Resumo: Atualmente, com o crescimento de dispositivos que necessitam de conexão com a internet para trocar, analisar, transmitir e receber dados, a demanda por segurança da informação tem se tornado essencial para garantir a transmissão de dados e a segurança dele. Porém, os dados não estão totalmente seguros, pois, estão sujeitos a roubos, alteração da integridade e exclusão em dispositivos de armazenamento como, disco rígido, pen drive, smartphone, etc. Para garantir a recuperação de arquivos extraviados por práticas criminosas, a perícia forense se coloca à disposição para investigar, encontrar pista e recuperar o que se perdeu. Partindo dessas informações, este trabalho teve como objetivo apresentar comparações entre as ferramentas Recuva, Autopsy e Photorec que podem ser usadas na computação forense para recuperar dados excluídos e formatados. Para realizar as comparações, foi utilizado um disco rígido de 500 GB com 170 arquivos de diversos tipos para atuar como dispositivo de armazenamento que teve seus dados excluídos e posteriormente formatados, onde houve a recuperação dos arquivos. Os resultados obtidos na análise da comparação entre as ferramentas referente ao tempo de recuperação e quantidade exata de arquivos resgatados mostram que o software de recuperação mais eficiente no resgate dos arquivos na exclusão e formatação do disco rígido foi o Recuva com o tempo de resposta em 03 h 37 min 17 s e todos os arquivos recuperados de forma organizada com seu respectivo nome e tipo de arquivo. Com isso, conclui-se que entre as ferramentas de recuperação de dados excluídos que foram examinadas neste trabalho, com maior interatividade com o usuário, simplicidade na interface e retorno organizados dos dados é o Recuva.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26168
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JEFERSON DA SILVA CUSTODIO.pdf
  Restricted Access
2.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.