Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26160
Título: Franquias na periferia: com enfoque nas sorveterias
Autor(es): BATISTA, Karina Melo De Souza
SANTOS, Michele Cristina De Sousa Conceição
Orientador(es): MORO, Claudio Felipe Fidelis
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Franquia;Sucesso profissional
Data do documento: 2018
Editor: 166
Referência Bibliográfica: BATISTA, Karina Melo De Souza; SANTOS, Michele Cristina De Sousa Conceição. Franquias na periferia: com enfoque nas sorveterias. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Administração) - Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira - Extensão Despertar, São Paulo, 2018
Resumo: O presente estudo teve como objetivo mostrar a viabilidade da franchising nas periferias, que atualmente tem um crescimento significativo em relação a empresa independente no Brasil, segundo dados de renomadas instituições. A franchising é atualmente, um dos canais de distribuição mais utilizados por empresas que desejam ampliar seus mercados e padronizar a qualidade de seus produtos. O sistema de franchising vem atraindo cada vez mais os empreendedores que entram no mercado, chamados franqueados, para ganhar sem ter muitos riscos, pois quando se está trabalhando com uma marca já consolidada pelos consumidores, o sistema de franquia oferece uma forma de negócio seguro, com garantias de retorno do capital investido, e nos últimos anos a periferia vem ganhando uma grande visibilidade no ramo de franchising. O franqueado é um empresário que possui independência econômica e jurídica, não tem nenhuma participação na empresa franqueadora, que é a pessoa jurídica, titular da marca registrada, patente ou registro de propriedade industrial e que concede ao franqueado, licença para a utilização de sua marca, bem como de seu processo de produção, seus produtos e/ou sistemas de negócios, mediante determinada remuneração, ou seja, royalties e o cumprimento de certas condições, sem, no entanto, existir entre eles subordinação trabalhista ou empregatícia. Para demonstrar a viabilidade da franchising nas periferias, optou-se pelo estudo do sistema de franquias sorvetes Zequinha, que vem expandindo cada dia mais sua franchising com um grande diferencial por não cobrar royalties, os franqueados tem uma margem de lucro maior, sabendo que o compromisso do franqueado com os sorvetes Zequinha é apenas as compras de seus produtos mantendo o padrão das franquias, hoje sorvetes Zequinha que começou com uma pequena fábrica na periferia da zona sul de São Paulo, tem em sua rede 14 lojas sendo 3 atacados 1 atacado e varejo e 10 lojas de varejo localizadas todas em periferias. Assim, buscou-se demonstrar a origem da história de sucesso dos Sorvetes Zequinha, esclarecendo o funcionamento do sistema de franquias e o relacionamento entre franqueador e franqueado, evidenciando a capacidade de sucesso da franchising.
The present study had to objectively show the feasibility of Franchising in the peripheries, which currently has significant growth in relation to an independent company in Brazil, second data of renamed institutions. Franchising is currently one of the distribution channels more used by companies who wish to expand their markets and determine the quality of their products. The franchising system is attracting more and more entrepreneurs entering the market, called franchised, to win without many risks, because if you are working with a brand consolidated by consumers, the franchise system offers a secure business form, with guarantees of return on invested capital, and in the last years the periphery is getting a great visibility in the branch of Franchising. The franchise is an employer who has economic and legal independence, it does not have any participation in the franchising company, which is the legal person, holder of the trademark, patent or registration of industrial property and which condemns the franchiseed, lincense for use of its brand, as wellas their production process, its products and business systems, through certain remuneration, or be, royalties and the compliance of certwin conditions, without his experience between them substantial or employee. To demonstrate the feasibility of franchising in the peripheries, it was opened by the study of franklines Sorvetes Zequinhas, that is expanding each day more your franchising with a great differential for not cobraing royalties, the franchisees have a higher profit margin, knowing that the franchise committed to the zequinhics is just the purchases of their products, keeping the standard of franchises, today stickers Zequinhas which began with a small factory in the periphery of the south zone of São Paulo, it has in its network 14 shops being 3 attacked, 1 attack and retail and 10 retail stores located all in peripherals. So they looked to demonstrate the origin of the success story of sorvetes Zequinhas, clarifying the operation of the franchise system and the relationship between franchiser and franchise, evidencing the successful capacity of franchising.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26160
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
administração_2018_karina_melo_de_souza_batista_franquias_na_periferia.pdf31.87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.